Resenha Ensaio sobre a Cegueira

Páginas: 4 (844 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE ?
CURSO DE DESIGN VISUAL
COMPONENTE CURRICULAR: PRODUÇÃO DE TEXTO
PROFESSOR/A: ANA BUENO
ACADÊMICO/A: RAIANA COMIRAN(SAMARAGO, Jose. )


LIVRO ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA


RESENHA CRÍTICA


O livro Ensaio Sobre a Cegueira foi escrito pelo autor José de Sousa Saramago em 1995, foi traduzido em diversas línguas ese tornou a obra mais famosa. Também escreveu outros livros como: Todos os Nomes, Memorial do Convento e O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Saramago nasceu em 1922 na aldeia de Azinhaga, sul dePortugal, em uma família de camponeses, viveu grande parte de sua vida em Lisboa e morreu em 2010, em Lanzarote, Ilhas Canárias. O escritor foi o primeiro autor da língua portuguesa a receber o Prêmio Nobelde Literatura, em 1988, e também ganhou o importante Prêmio Camões. O livro lido é um ePub, compatível com o ebooks do iPad. O ePub possui 359 páginas lendo com o iPad na vertical e 734 na horinzontal.Facilita a leitura, pois o ePub possui a opção de mudar a cor das páginas para branca, sépia e o tema para leitura noturna que a cor da tela fica preta. Optei também por ler um ePub ao invés do livroimpresso pois é possível criar notas e sublinhar partes importantes sem danificar o produto.
O autor carrega sua história com ironias e críticas a natureza humana. Também o autor é onipresente,está em todos os lugares e descreve os personagens pelas características e ações e não por seus nomes e isso passa a ser suas identidades. Saramago é conhecido por utilizer frases e períodos compridos,usando a pontuação não convencional, como é o caso dos diálogos, permitindo a confusão do leitor no primeiro momento.
No livro o autor instiga o leitor a “olhar a visão”. Começa com a cegueirarepentina e misteriosa de um motorista parado em plena sinaleira, uma cegueira branca altamente cotagiosa, que vai cegando um a um. No decorrer do livro, a sociedade aos poucos se dissolve, juntamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Ensaio Sobre a Cegueira
  • resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha Ensaio sobre a cegueira
  • Resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha Ensaio Sobre a Cegueira
  • Resenha ensaio sobre cegueira
  • Resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha "Ensaio Sobre A Cegueira"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!