Resenha empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo II - O papel da empregabilidade no processo de mudança
CARVALHO,Pedro Carlos;
Empregabilidade: A competência necessária para o sucesso no novo milênio - 5ª edição – Capítulo II - O papelda empregabilidade no processo de mudança, início na pág.49 até pág.55;
São Paulo: Editora Alínea, 2008;
140 páginas;
ISBN-13: 9788575162286
A partir do capítulo II, especificamente da página 49,o autor fala do surgimento da empregabilidade, da diferença entre empregabilidade e emprego. Do décimo parágrafo em diante cita a importância de atualização pois a exigibilidade cresceu bastante nosúltimos anos; um dos fatores que aumentaram a necessidade de formação dos trabalhadores pode estar associado a complexibilidade de operar máquinas de modo que os trabalhadores exijam mais em relação aremuneração e principalmente sua própria empregabilidade.O estudo da empregabilidade evidencia e valoriza os profissionais com propósitos claros, experiência comprovada e princípios éticos dentro efora das organizações.
O autor teme que conflitos sociais possam surgir devido a Terceira Revolução Industrial, em que máquinas substituem o trabalho humano, e a informática torna-se uma tecnologia compossibilidades quase infinitas, realizando trabalhos conceituais e intelectuais.
O autor para finalizar leva-nos a uma reflexão: de que a alta tecnologia não oferece perspectivas para osdesempregados, podendo substituir o trabalho humano em todos os setores. E alerta-nos às novas oportunidades: o profissional se torna dono de sua própria carreira, e para que esta, seja estável, ele deve nãosomente ter capacitação técnica, mas também humana e social. Dessa forma, ele destaca a grande importância das ações de governo e empresas, para implementar a empregabilidade, investimento necessário nospaíses em desenvolvimento, devido a informação estar condicionada por fatores socioeconômicos.
Acredita-se que a empregabilidade seja necessária, pois através dela conquistamos um emprego e...
tracking img