Resenha Ecumenismo - UT Unum sunt

4160 palavras 17 páginas
FACULDADE DEHONIANA
Complementação de Carga Horária/Comprovação de Conhecimento – CCH
Disciplina: TEO 1018 Ecumenismo
Nome: David Pereira de Jesus RM: 3010112
Data de finalização da Resenha: 10 de janeiro de 2013

“Cristo chama todos os seus discípulos à unidade”, eis a grande verdade que marca nosso tempo. A Carta Encíclica Ut unum sint, do Bem-aventurado Papa João Paulo II, sobre o empenho ecumênico, quer arraigar em todos os fiéis este chamado do Senhor, realizado de maneira especial na vigília de sua morte, no contexto da chamada oração sacerdotal (Cf., Jo 17). A Encíclica, de índole pastoral, quer, assim, ser de contribuição e apoio ao trabalho em favor da unidade da Igreja de Cristo.
O texto se divide em três partes: 1) O empenho ecumênico da Igreja Católica; 2) Os frutos do diálogo; e 3) Quanta est nobis via. De modo especial, resgata nas duas primeiras partes, a doutrina do Concílio Ecumênico Vaticano II a este respeito, acrescentando a referência ao caminho frutuoso já percorrido – de maneira singular na história, ressalte-se. O Papa acrescenta ainda uma nuance importante: o caráter evangelizador e testemunhal de todo o trabalho ecumênico. De fato, o apelo à unidade é feito por Cristo com vistas a que “o mundo creia” (Jo 17, 21).
Outro aspecto importante do texto é a tônica colocada sobre a responsabilidade pessoal dos cristãos na busca da unidade, a começar pelo Bispo de Roma. Várias são as passagens em que o Papa fala diretamente de suas responsabilidades, de seu empenho, bem como aquelas em que se penitencia pelas faltas nesta matéria.

O Papa inicia recordando que o apelo de Cristo à unidade em sua oração sacerdotal, “Ut unum sint!”, foi reproposto com grande vigor pelo Concílio Vaticano II – “de modo irreversível”. Este apelo recebe força de tantos martírios de nosso século, inclusive de irmãos de outras Igrejas e Comunidades eclesiais. Por isso afirma: tal fato constitui prova de que a divisão pode ser superada com o

Relacionados