RESENHA DOS EXPLORADORES

1669 palavras 7 páginas
CELER FACULDADES
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA CURSO DE DIREITO

Émelyn Linhares

Explorando A Caverna De Lon L. Fuller

Xaxim/SC
Maio, 2015.

Émelyn Linhares

Explorando A Caverna De Lon L. Fuller

Resenha apresentada para a disciplina de Teoria Geral do Direito no curso de Direito, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas- FACISA.

Professor Neli Lino Saibo

Xaxim/SC
Maio, 2015. Resenha

Fuller, Lon L. O Caso dos Exploradores de Caverna, Tradução Original por Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre, Editor, Sérgio Antonis Fabris, 1976, Reimpresso, 1993. 80 p.

Lon L. Fuller cursou Economia e Direito em Stanford, atuou como professor de Teoria do Direito, nas Faculdades de Direito de Oregon, Illinois e Duke e na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, a partir de 1940, onde trabalhou até 1972. Publicou estudos de direito civil, de filosofia e teoria do direito. Deve sua fama a obra O caso dos exploradores de cavernas publicada em 1949, foi lido e comentado por estudantes e professores de Direito em todo o mundo, tendo sido traduzido para vários idiomas. Sua principal obra jus filosófica é "The morality of law". Ele defende uma versão moderada de jus naturalismo procedimental, indicando em particular as condições sem as quais o direito deixa de ser correto e válido. O caso dos exploradores de cavernas é uma obra com o intuito de discutir acerca dos princípios do direito, através de um caso fictício, mostra a extensão dos valores positivos e naturais. O livro demonstra a crise de identidade do direito por ter variadas definições. A principal intenção dessa obra de Fuller é exercitar a curiosidade dos acadêmicos do curso de Direito, formulando o pensamento jurídico e a consciência critica. A obra é dividida pelos argumentos de quatro juízes (Foster, Tatting, Keen e Handy), a seguir a analise dos raciocínios destes.

No ano de 4300, cinco

Relacionados

  • GOFFMANErvingmanicomiosPrisoeseConventos
    130447 palavras | 522 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas