Resenha dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como é produzido o som em cada família:

_Cordas:
Os sons dos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos são produzidos exatamente da mesma maneira. Todos esses instrumentos possuem quatro cordas - de tripa, metal ou náilon- esticadas ao longo do da caixa de ressonância, e presas, numa das extremidades, ao estandarte e, na outra, após passar pelo cavalete, às cravelhas. Algumas vezes, oinstrumentista usa a ponta dos dedos para pinçar as cordas, mas o comum é tocar o instrumento fazendo um arco passar sobre as cordas. Este arco é uma ripa de madeira com mais de 200 fios de crina de cavalo fortemente esticados em todo o seu comprimento.
O tamanho do instrumento, naturalmente, limita o comprimento de suas cordas, que não podem ser encompridadas pelo instrumentista. No entanto, paraproduzir as diferentes notas, ele pode encurtá-las, apertando-as no ponto com a mão esquerda. Isto se chama ``interromper´´ as cordas. Quando uma corda é assim interrompida, apenas o seu comprimento que vai do cavalete ao ponto de interrupção irá vibrar. Quando mais curta é a corda, mais aguda é a nota. O naipe das cordas não só possui grande extensão, como também uma rica gama de nuançassonoras.
_Madeiras:
Assim como o caso dos metais, o termo madeiras refere-se à forma de execução e não ao material de que o instrumento é feito. Muitas das "madeiras" são feitas de plástico ou metal. São subdivididos de acordo com a forma de produção de som:
Palhetas simples: Instrumentos que utilizam uma palheta apoiada sobre uma boquilha como meio produtor de som. O músico toca fazendo o ar passarentre o batente da boquilha e a palheta, provocando sua vibração. Os principais instrumentos desse grupo são: a família dos saxofones (composta por sopranino, soprano, alto, contralto, tenor, barítono e baixo) e a família dos clarinetes (o próprio clarinete — em Si♭ ou Lá, a requinta — uma oitava acima e o clarinete baixo ou clarone — uma oitava abaixo)
Palhetas duplas: Possuemuma palheta constituída por duas lâminas finas de bambu, apoiadas uma sobre a outra e fixadas ao instrumento por um tubo cilíndrico (tudel). O Instrumentista toca fazendo o ar passar entre as duas palhetas e provocando sua vibração. Os mais conhecidos são os oboés e os fagotes.
Flautas: Família de instrumentos em que o som é produzido por vibração do ar contra uma aresta. Pode ser de embocadura aberta, comoas flautas transversais ou fechada, como o apito e a flauta doce (ou flauta de bisel). As flautas não são sempre feitas de madeira, podem também ser de metal (a flauta transversal geralmente é de níquel, prata ou ouro) ou de plástico (como algumas flautas doces). Este grupo inclui ainda a quena, a flauta de pan, a zampronha, o flautim ou flauta piccolo, o pífano (ou pífaro) e os tubos flautadosdos órgãos.
_Metais:
Este grupo compreende os instrumentos em que o som é produzido pela vibração direta dos lábios do executante sobre um bocal. O termo refere-se, portanto, à forma de produção sonora e não ao material de fabricação. Existem instrumentos classificados como metais que são feitos de outros materiais, como o shofar, feito de chifre de carneiro.
Os metais mais comunssão: trombone, trompa, bombardino, tuba, sousafone, trompete, fliscorne e corneta de pistões. O oficleide foi o precursor da tuba.
_Percussão:
O som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a maior parte dos quaispossuem altura indeterminada (ou seja, não podem ser precisamente afinados). Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica.

Pegar um instrumento de cada família e fazer uma breve história do...
tracking img