resenha dolivro o mundo de sofia

437 palavras 2 páginas
O mundo de Sofia é uma obra voltada a esclarecer o conhecimento filosófico de forma didática o filme age como um guia básico de filosofia. O romance conta a historia de uma adolescente que esta prestes há completar quinze anos, esta se depara com novas interrogações sobre de onde é o mundo e quem ela é, por exemplo.

Ao longo da narrativa Sofia aprende filosofia de uma maneira histórica, observando todas as transformações ocorridas com o mundo e com o ser humano desde a idade antiga ate a idade contemporânea.

Sofia começa a ver o mundo de outra forma, a indagar e a questionar sua existência e a do mundo em que vive quando se depara com as misteriosas cartas de Alberto knox, que é o responsável por ajudar Sofia em sua caminhada filosófica, usando de todos os recursos para tornar clara, e compreensível à filosofia desde seu nascimento.

Assim, Sofia e Alberto entram em uma profunda caminhada de aprendizado de filosofia começando com a filosofia mítica, em que os mitos eram verdades inexplicáveis que explicava o que o homem não entendia, essas verdades inexplicáveis acabavam que mascarando a realidade.

De mesmo modo, eles passam pela filosofia grega, aprendendo sobre filósofos importantes como Sócrates e Platão, pelos filósofos da era medieval – que teve grande influencia religiosa - como Aristóteles e São Tomas de Aquino , pelo renascimento (a era das artes, das descobertas, do homem como mecanismo de estudo) onde a igreja começa perde seu poder e de onde se destacaram grandes artistas como Shakespare e Leonardo da Vinci, passam pelo existencialismo de Descarte onde se duvidava de tudo ate mesmo da própria existência, depois o romantismo a era do sentimentalismo, em seguida discutem a dialética de Hegel e as bases do Marxismo. Por fim Sofia conhece a teoria da evolução de Darwin e a psicanálise de Freud, ate chegar ao mundo contemporâneo.

Dentre tais novos conhecimentos, Sofia também se encontra diante de um mistério que

Relacionados