Resenha do texto quais politicas para quais crises

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica

O texto Quais políticas públicas para qual crise? Transformação social e intervenção do Estado de Joan Subirats são divididas em Introdução, A Estrutura de coletivos vulneráveis aprocessos de exclusão social, Em direção a uma agenda de políticas de combate a exclusão social, Rumo a novas concepções nas políticas contra a exclusão, uma incidência especial nas políticas voltadaspara os núcleos familiares, Ciclo de vida e políticas sociais para as famílias e Interrogações finais.
A introdução explana sobre as mudanças que estão acontecendo nos parâmetros socioeconômicos eculturais que afeta as esferas inclusive dos poderes públicos. Diante essas transformações as políticas públicas não abarcaram as demandas, as sensibilidades, os problemas, pois ainda guardam modelosrígidos, burocráticos e tecnocráticos.
Nesse contexto surge o conceito da palavra exclusão social, desse modo o autor destaca algumas considerações a respeito do conceito de exclusão. Afirma que aexclusão é um fenômeno estrutural, não podendo ser considerado um fenômeno novo. Ao mesmo tempo, que pode ser considerado um uma nova configuração da desigualdade. Por isso é considerado um fenômenodinâmico, sendo ainda multifatorial e multidimensional. É importante notar assim, que exclusão e política não podem ser separadas em nenhuma reflexão.
A segunda seção A estrutura de coletivosvulneráveis a processos de exclusão social discute que a exclusão social vai muito além de números relativos a pobreza e desigualdade, corresponde a um conjunto de fatores que incluem trabalho, formação esaúde. Tendo em vista, que a exclusão é um fenômeno dinâmico, trata-se de um processo multidimensional e poliédrico.
Na seção Em direção a uma agenda de políticas de combate à exclusão social destaca aspolíticas que estrutura e articula as atuações frente a exclusão social tais como: Políticas de universalização dos serviço sociais e da renda mínima; Políticas contra a exclusão do trabalho e...
tracking img