Resenha do texto "Educação Pela Pesquisa" de José Vandilo

504 palavras 3 páginas
RESENHA
O texto “Educação pela Pesquisa” mostra o quanto o aluno recém-chegado a universidade está despreparado moral e intelectualmente para a nova realidade de estudos e a importância da pesquisa científica na vida acadêmica de um estudante.
No primeiro momento o texto aborda a falta de preparo do aluno ao entrar na universidade, que por muitas vezes é o maior motivo de desanimo e desinteresse perante o curso que se iniciou. E que tais alunos desinteressados mais tarde são profissionais vazios de ação e de conhecimento, inadequados para o mercado de trabalho. O texto aponta que a força de vontade e a autodisciplina são fundamentais para quem quer sucesso na vida. Mostra que a escolha de um método de estudo faz-se necessária para quem se aventura nos caminhos do conhecimento, e que a metodologia utilizada pode ser eficiente em alguns estudos e em outros não. Mas para que isso aconteça é preciso controlar o tempo, e procurar horas vagas para o estudo, nem que essas sejam breves. Alem do mais se faz necessário o melhor aproveitamento das aulas em classe, pois é nesse momento com o contato com os professores e colegas que ocorre a aprendizagem sistemática. Para se ter uma melhor absorção do conteúdo ministrado faz-se necessário o questionamento das duvidas que vão surgindo durante o processo de aprendizagem, a leitura de bibliografias recomendadas e a repetição e revisão de tudo que foi dito e estudado.
No texto se aborda também a importância de um professor pesquisador, pois só tem algo a ensinar quem desenvolveu conhecimento próprio, novo. Senão, passa a ser um mero reprodutor de idéias e formulas alheia. Não que a reprodução não valha de nada, mas não se compara a criação.
O texto faz referencia a importância da pesquisa cientifica, sendo esta a única capaz de criar soluções tecnológicas e sociais para as necessidades humanas. Só a pesquisa social pode, elaborar teorias que transformem a sociedade, que alterem as baixas condições de vida da maioria da

Relacionados

  • Metodologia
    15122 palavras | 61 páginas