Resenha do texto: "Da fotografia anlogica à ascençao da fotografia digital" de Erivam Morais de Oliveira

664 palavras 3 páginas
A fotografia que conhecemos hoje é o resultado de inúmeros acontecimentos que se desenvolveram a mais de 1000 anos atrás até os dias atuais. A história da evolução dessa arte se inicia com astrônomos e físicos que observavam os eclipses com câmeras obscuras e os pintores e desenhistas as utilizavam como acessório básico para produção de suas artes.
Esses fatos nos levam a entender que a criação da fotografia não pode ser considerada obra de uma só pessoa, ela é uma síntese de várias observações, experiências e inventos, envolvendo astrônomos, artistas, físicos e quimicos.
Apesar do uso das câmeras obscuras como acessório básico no meio artístico, logo se instituiu uma grande polêmica sobre o novo método que, para alguns representantes das artes plásticas, acabaria com a pintura, não admitindo o reconhecimento da fotografia como arte, uma vez que seu resultado final dependia do auxílio da física e da química.
Essa resistência originou o “movimento impressionista”, que, aos poucos conquistou o reconhecimento na história das artes visual.
Por mais de 100 anos a fotografia analógica se estagnou, reinando absoluta na história, como se sua descoberta fosse permanente.
Mas no século XX a utilização dessa ferramenta deixa de ser exclusiva de uso dos astrônomos e dos artistas e passa a ser utilizada em grande escala pela imprensa mundial, criando um novo segmento profissional na área do jornalismo, o fotojornalismo, o que forçou, naturalmente, um despertar na história da evolução dos equipamentos fotográficos.
A cobrança por equipamentos mais leves e ágeis levou os fabricantes a investirem no setor, já que a profissão de fotógrafo passou a ser cobiçada em todo o mundo, revelando profissionais altamente qualificados.
Mas sao esses mesmos profissionais que, como genios da nova arte visual, criam nova polemica com o surgimento da fotografia digital, questionando, agora, a fidelidade das novas fotos, com argumentos como a fragilidade do armazenamento e a

Relacionados