Resenha do texto: “carisma e narcisismo: as lideranças nas novas religiosidades. in política, ciência e cultura em max weber” dos autores: siqueira, d; bandeira, l; ribeiro, p; e osório, r.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do texto: “Carisma e Narcisismo: as lideranças nas novas religiosidades._____in Política, ciência e cultura em Max Weber” dos autores: SIQUEIRA, D; BANDEIRA, L; RIBEIRO, P; EOSÓRIO, R.

O texto estudado trata-se de um ensaio realizado com base em uma pesquisa feita em Brasília – DF. Os autores procuram relacionar três questões centrais: o conceito decarisma em Weber, a idéia de Narcisismo e as formas de liderança encontradas em suas pesquisas sobre grupos religiosos.
Os autores partem de uma breve conceituação de narcisismo, que seria,em linhas gerais, uma “desmesurada preocupação com o Eu” (p. 335).
Na realidade, muitos autores falam sobre o narcisismo, principalmente dentro da psicanálise. Freud já dizia baseadoem Paul Nacke, que “a libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim da margem a uma atitude que pode ser denominada de narcisismo.” Essa conceituação é bem simples eretoma o mito de Narciso, na qual ele se apaixona por ele mesmo.
Dentro das Ciências Sociais e principalmente desse estudo, esse conceito fica por demasiado incompleto e pouco palpável.Christopher Lasch publica em sua obra A Cultura do Narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio a seguinte definição de Narcisismo: “... a disposição de ver o mundocomo um espelho; mais particularmente como uma projeção dos próprios medos e desejos...”.
Tirando da idéia geral do texto, o Narcisismo estaria diretamente relacionado com oindividualismo. O mundo da racionalização e da secularização gerou essa questão, a partir do momento em que a sociedade capitalista nuclear se consolidou, trazendo uma diminuição drástica da vidacoletiva e a supervalorização das individualidades.
Uma das principais problemáticas do texto é até que ponto podemos utilizar o conceito weberiano de carisma nos estudos atuais.
tracking img