Resenha do llvro cibercultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cibercultura
Pierre Lévy
(São Paulo, Editora 34, Tradução de Carlos Irineu da Costa)
Em Cibercultura, Pierre Lévy trata de algo que temconquistado e facilitado cada dia mais a vida das pessoas, o novo modelo comunicacional está sendo cada dia mais utilizado por todo o planeta.
O livro é dividido em três partes: Definições, proposiçõese problemas da cibercultura.
Logo na introdução, Lévy cita uma entrevista dos anos 50, onde Albert Einstein declarou que três grandes bombas haviam explodido durante o século XX: a bombademográfica, a bomba atômica e a bomba das telecomunicações.
O autor prossegue, na primeira parte refletindo sobre o impacto da tecnologia na vida em sociedade, fala dos conceitos básicos, ferramentas efunções da internet, como por exemplo: interatividade, ciberespaço, correio eletrônico e transferência de arquivos. Lévy expõe os benefícios de uma comunicação virtual que ele caracteriza no livro, como maisinterativa do que a comunicação telefônica, já que virtualmente além da mensagem, temos acesso à imagem da pessoa ou situação.
Já na segunda parte do livro, o autor fala da interatividade queacontece no que ele chama de ciberespaço, a facilidade que as pessoas tem de compartilhar informações através da internet, a sociabilidade, a inclusão e afirma que este é o único meio que as pessoas tem deobter uma “inteligência coletiva”.

Ainda na segunda parte do livro, Lévy fala que novas verdades são descobertas e novas maneiras de trabalhar e de nos relacionarmos são adotadas através dacibercultura, o indivíduo pode se relacionar com várias pessoas e cada uma delas podem expor diferentes ideias sobre variados temas.

O autor afirma que é preciso usar o virtual para discutir assuntosque são de interesse de todos e que é preciso explorar as potencialidades do Ciberespaço. O
indivíduo pode se organizar sozinho ou em grupo para articular assuntos que dizem
respeito a diversos...
tracking img