O capital - volume 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARX, Karl. O Capital (Volume II): O processo de produção do capital. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothi; 2° edição; São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MAQUINARIA E GRANDE INDÚSTRIA
1) Desenvolvimento de maquinaria
* Neste livro, continuação de O Capital volume I, Marx inicia falando sobre a maquinaria, desenvolvido no século XVII, que se tornou um meio de produção de mais-valia.(...) “Ela (a máquina) se destina a baratear mercadorias e a encurtar a parte da jornada de trabalho que o trabalhador precisa para si mesmo, a fim de encompridar a outra parte da sua jornada de trabalho que ele da de graça para o capitalista.” (página 7)
* Diferencia-se, do ponto de vista econômico, a ferramenta da máquina. “Na ferramenta o homem seria a força motriz, enquanto na máquina, elaseria uma força natural diferente da humana.” (página 8)
* “Toda maquinaria desenvolvida constitui-se de três partes essencialmente distintas: a máquina-motriz, o mecanismo de transmissão e finalmente a máquina-ferramenta.”
* A primeira (que atua como força motora de todo mecanismo) juntamente com a segunda (que compõe-se pelo volante, eixos, rodas, cabos, correias etc) formam o terceiro –máquina ferramenta – da qual se origina a revolução industrial no século XVIII. (página 9)
* Marx explica que a máquina substitui o trabalhador por um mecanismo que opera como uma massa de ferramentas iguais ou semelhantes de uma só vez e que é movimentada por uma única força motriz. Aí temos a máquina, mas apenas como elemento simples da produção mecanizada. (página 10)
* Explica-sequando a máquina-matriz “adquiriu forma autônoma”, que foi quando as ferramentas manuais se transformaram em ferramentas de um aparelho mecânico, emancipou-a dos limites da força humana”. (páginas 11 e 12)
* Na manufatura, trabalhadores precisam executar cada processo parcial específico com sua ferramenta manual. “Embora o trabalhador seja adequado ao processo, também o processo é adaptado dotrabalhador.” (página 13)
* Ou seja, o princípio subjetivo da divisão é suprimido, torna-se inexistente na produção mecanizada. (página 13)
* “A partir do momento em que a máquina de trabalho executa todos os movimentos necessários ao processamento da matéria-prima sem ajuda humana, precisando apenas da assistência humana, temos um sistema de maquinaria automático, capaz de sercontinuamente aperfeiçoado em seus detalhes.” (página 14)
* Marx explica que com o aumento das máquinas recém inventadas, desenvolveu-se cada vez mais a separação da fabricação de máquinas em diversificados autônomos e também a divisão do trabalho no interior das manufaturas que constituíram as máquinas. (página 14)
* Assim, a maquinaria superou o artesanato, e o artesão foi desapropriado do poder deprodução que detinha. (página 15)
* Explica-se como o “revolucionamento do modo de produção numa espera da indústria condiciona o revolucionamento em outras”. Exemplo disso é que a mecanização da fiação tornou necessária a mecanização da tecelagem e ambos tornaram necessária a revolução mecânica e química no branqueamento, na estampagem e na tinturaria. (página 15)
* A revolução do modode produção tanto da indústria quanto da agricultura exigiu também uma revolução nas condições gerais do processo de produção social, isto é, nos meios de comunicações e transporte. (página 15)
* Da forma que era, não dava mais para satisfazer às necessidades de produção do período manufatureiro com sua divisão ampliada do trabalho social. (páginas 16)
* E conclui: “o meio de trabalhoadquire um modo de existência material que pressupõe a substituição da força humana por forças naturais. (...) (página 16)
* A maquinaria só funciona com base no trabalho imediatamente socializado ou coletivo. O caráter cooperativo do processo de trabalho torna-se agora, portanto, uma necessidade técnica ditada pela natureza do próprio meio de trabalho.” (página 17)

2- Transferência de valor...
tracking img