Resenha do Livro O vidiota

824 palavras 4 páginas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KOSINSK, Jerzy - “O vidiota”;tradução de Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

REFERÊNCIAS BIOGRAFICAS

O polonês Jerzy Kosinski, nascido em 1933 EM Lodz, Formado em Sociologia e Ciência Política, ganhou uma bolsa na Fundação Ford e viajou para os Estados Unidos em 1957, onde ele se estabeleceu, chegou a receber o título de Master of Arts em história e ciências políticas. Professor de inglês na Universidade de Princeton e de Prosa Dramática e Crítica na escola de Drama de Yale.
Jerzy sempre escreveu em inglês, sendo suas últimas obras escritas sob pseudônimo de Joseph Novak . Sua primeira novela, The Painted Bird (1965) foi premiada na França como o melhor livro estrangeiro.
O Videota ( título original em inglês Being There), foi publicado simultaneamente em diversos países. O romance recebeu uma adaptação para o cinema em 1979 com título de Muito Além do Jardim. Como efeito de uma decadência física acentuada e de uma profunda depressão, Kosinski suicidou-se em3 de Maio de 1991 em Nova Iorque.

RESUMO

A obra “O Vidiota” narra a história de Chance, que se tornou órfão ao nascer e foi adotado por um senhor muito rico, chamado no livro apenas por “o velho”. Chance nunca aprendeu a ler ou escrever apenas aprendeu jardinagem e passava seus dias cuidando dos jardins da casa e vendo televisão, que para ele era seu único contato com o mundo fora dali. Com o passar dos anos, o velho vem a falecer sem deixar nenhum testamento e como não haviam registros que Chance residia ali ele é então despejado e obrigado a procurar outro lugar para viver. Chance, nunca havia saído da casa, nem mesmo conhecia a casa toda, conhecia somente os fundos e do mundo fora da casa não sabia nada, somente imaginava de acordo com o que via na TV. Ele então pegou algumas roupas e saiu pelo portão, era tudo exatamente como via pela TV, e por alguns segundos se distraiu olhando as coisas à seu redor, e foi atropelado pela

Relacionados

  • Resenha crítica - cinema, televisão e vídeo
    573 palavras | 3 páginas