Resenha do livro O que é liberdade - Hanna Arend

1646 palavras 7 páginas
“O que é liberdade?” Hannah Arendt
Relatarei no seguinte texto, a visão de liberdade baseada no capítulo 4 do livro “Entre o passado e o futuro” autora Hannah Arendt.
O que é liberdade? É uma pergunta que não podemos responder ao certo, sua verdade absoluta. Liberdade é um conteúdo complexo.
A liberdade foi conhecida no âmbito da política. É difícil tocar em um problema político particular sem tocar em um problema da liberdade humana. A liberdade é na verdade o motivo por que os homens convivem politicamente organizados. Sem a liberdade, a vida política seria destituído(Desprovido) de significado. A razão da política é a liberdade, e seu domínio de experiência é a ação.
A liberdade interior(foi considerada um pré requisito para a liberdade) descoberta na
Antiguidade tardia por aqueles que não possuíam lugar próprio no mundo, pode ser dita como o espaço íntimo onde os homens podem fugir da coerção externa e sentir-se livres.
Onde o eu se abriga do mundo não deve ser confundido com o coração ou a mente, já que os mesmos funcionam somente em inter-relação com o mundo. Onde o indivíduo deveria ter o domínio interno da consciência.
Os argumentos mais convincentes para a absoluta superioridade da liberdade interna podem ser encontrados em um ensaio de Epicteto, que começa afirmando que livre é aquele que vive como quer; Que faz a mesma linha de raciocínio de Aristóteles, que diz que “A liberdade significa fazer um homem o que deseja.”
Um homem é livre quando se limita ao que está em seu poder, mas se ele vai onde esse domínio fuja de si, ele a perde. Dessa forma, nenhum poder é tão absoluto como aquele que o homem tem sobre si mesmo.
A liberdade era entendida como o estado do homem livre, que podia se mover, se afastar de casa, sair para o mundo e se encontrar com outras pessoas em palavras e ações. Ou seja, para ser livre, o homem deve ter-se libertado das necessidades da vida. O estado de liberdade não se seguia automaticamente ao ato de

Relacionados

  • Índice da revista brasileira de história
    19571 palavras | 79 páginas
  • Museologia
    20638 palavras | 83 páginas