resenha do livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - AESA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL

Auricleide Maria de Moura




A ENTREVISTA INICIAL EM PSICOPEDAGOGIA








ARCOVERDE
2015
AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - AESA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONALAuricleide Maria de Moura






A ENTREVISTA INICIAL EM PSICOPEDAGOGIA









ARCOVERDE
2015
O MONGE E O EXECUTIVO

O monge e o executivo uma história sobre a essência da liderança é um livro do autor JAMES C. HUNTER da editora sextante que contém sete capítulos assim distribuídos: o As definições, O velho paradigma, O modelo, O verbo, O ambiente, A escolha e A recompensa.
No prólogo o autorprincipal Jonh Daily começa a falar de diversos acontecimentos envolvendo o nome de Simeão e isso muito lhe chama atenção, pois acontece que esse nome lhe vem em momentos significantes de sua história, logo após ele conta um pouco de sua vida que inicialmente um executivo muito feliz e próspero, mas chega um determinado ponto onde tudo parece desandar ou desmoronar família, trabalho, e mesmo umgrupo de beisebol do qual ele era treinador e ele não entende o porquê. Como ele mesmo declara: “Eu sempre fui o tipo de sujeito feliz e despreocupado, mas agora me via preocupado com praticamente tudo. Apesar do status e de todo o bem-estar que usufruía, por dentro era só tumulto e conflito. Fui me tornando melancólico e retraído”.
Sua esposa Rachel, a qual era casada com ele a 18 anos, tenta lheajudar e lhe sugere um diálogo com o pastor e o mesmo sugere que ele vá fazer um retiro de oito dias em um mosteiro beneditino, a principio ele resiste, mas sua esposa consegue lhe convencer e ele parte mesmo contra sua vontade.
O assunto do retiro era sobre a essência da liderança e mais interessante é que o irmão Simeão o seria o monge que o pregaria, (antes de ser frade era um importanteexecutivo com o nome de Leonard Hoffman). Jonh mais uma vez se perguntava sobre o mistério desse nome e embora tivesse ido ao retiro contra sua própria vontade quando chegou ao local se encantou pelo espaço pelos momentos espirituais e pelas reuniões.
Juntamente com Jonh mais cinco pessoas participavam do retiro onde toda discursão era aberta para que os participantes pudessem intervir, quando desejassem.Logo no primeiro capitulo uma importante discursão é levantada onde o monge conceitua a liderança e faz a diferenciação entre autoridade e poder segundo ele Liderança, Poder e Autoridade é: “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Poder: “é a faculdade de forçar ou coagir alguém afazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”. Autoridade: “é A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”. Além desses conceitos o frade deixa claro que todos precisam ser tratados como seres humanos, e por isso com respeito da mesma forma que gostaríamos de sermos tratados, e maisum “Para liderar você deve servir”.
Assim sendo exercer a liderança é exercer a autoridade e não o poder, a não ser como diz Simeão nos casos especiais com os maus funcionários. Se todos que estão em um cargo de gerir pessoas compreendessem sua responsabilidade nessa dimensão e a diferença entre está em um cargo de poder e o exercício da autoridade, tudo seria diferente. Muitos pensam que pelofato de pagar o trabalho tem o direito de ter também a estima. Estabelecer autoridade sobre pessoas requer um conjunto especial de habilidades e há muitos que não sabem liderar, pois não tem a capacidade de persuadir e usam a coação como ferramenta de seu trabalho o que corrói os relacionamentos.
Entre outros pontos do primeiro capitulo gostaria de destacar essas breves frases que são ditas pelo...
tracking img