Resenha do livro a identidade cultural na pós modernidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Identidade Cultural na Pós-Modernidade – Stuart Hall
Título Original: ‘’The question of cultural identity’’.


Nascido em Kingston, na Jamaica em 3 de fevereiro de 1932, StuartHall vive até hoje. Notável teórico cultural que trabalha no Reino Unido. Ele contribuiu com obras chave para os estudos da cultura e dos meios de comunicação, bem como para o debate político.
Estaobra de Hall nos alerta que em um mundo de fronteiras divididas e de continuidades rompidas, as velhas certezas e hierarquias da identidade, têm sido postas em questão. O sujeito que outrora era vistocomo tendo sua identidade imutável, hoje é um ser fragmentado, rico em pluralidades culturais.
O livro analisa a crise na pós-modernidade onde observamos três concepções de identidade:º Sujeito do iluminismo: aquele que é centrado em si mesmo, nas suas capacidades e razões.
º Sujeito sociológico: aquele que cria sua identidade baseando-se em outras, baseia-se numa sociedade,sujeito este não auto-suficiente e autônomo.
º Sujeito pós-moderno: aquele que possui uma identidade móvel, onde sistemas culturais nos influenciam e os influenciamos mutuamente.


Aglobalização é um dos aspectos abordados na obra, de maior relevância, pois este está relacionado ao caráter da mudança da modernidade.
As sociedades modernas diferem das tradicionais por seremmutantes e tais mudanças são rápidas e passageiras. Nesta sociedade moderna, não há nenhum centro ou ponto focal único, ela está constantemente sendo descentrada e fragmentada.


‘’Aidentidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia’’. (Hall, 1987)


No decorrer de tais mudanças na sociedade, o sujeito moderno adquiriu elos coletivos com os seus esujeitos de outras tribos, surgindo assim um deslocamento cultural que por sua vez gerou a descentralização. A globalização está atingindo todas as culturas, portanto temos uma ‘’homogeneização...
tracking img