TRABALHORESENHACRITICA

1938 palavras 8 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – ÁREA 1 CURSO ENGENHARIA CIVIL

ELLISMÊNIA BEZERRA DA SILVA

RESENHA CRÍTICA: A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

Salvador-BA, 2013.

ELLISMÊNIA BEZERRA DA SILVA

RESENHA CRÍTICA: A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

Resenha Crítica apresentada como requisito parcial da disciplina Ciências Humanas e Sociais, da Faculdade de Ciência e Tecnologia – Área 1.

Orientador: Profº MSc. Paulo Pereira.

Salvador-BA, 2013.

SUMÁRIO

01
Identificação da obra e do autor.....................................................

02
Apresentação..................................................................................

03

1 Apresentação da obra e do autor

HALL, S. A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011,104 p.

A presente obra foi, brilhantemente, escrita por Stuart Hall, professor da Open University da Inglaterra, que nasceu em 03 de fevereiro de 1932 em Kingston, Jamaica, e teve grande parte de seu trabalho desenvolvido no Reino Unido, cujas contribuições foram inestimáveis aos estudos modernos sobre as temáticas: cultura, meios de comunicação e debate político.
Esse pesquisador ingressou suas atividades acadêmicas no Merton College, Universidade de Oxford, onde obteve destaque e desempenhou estudos em nível de mestrado. Também, foi um dos fundadores do Centre for Contemporary Cultural Studies, da Universidade de Birminghan, Inglaterra.
Atualmente, figura-se como um dos estudiosos mais importantes da área de estudos sociais. Dentre suas principais obras podemos destacar: The Hard Road to Renewal; e A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade em 1992.
Em seu livro, A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade, traz como idéia central as questões de hegemonia e estudos culturais, em uma perspectiva pós-gramsciana, sendo um de seus mais relevantes focos de

Relacionados