Resenha do Livro Transformando Suor e Ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Bernardinho nasceu em Copacabana, no Rio de Janeiro, numa família de classe média alta, que deu a ele mais do que o essencial: amor conforto, instrução, exemplo de vida e intensa atividade física nas horas vagas.
Desde cedo aprendeu que o valor da instrução é fundamental para o desenvolvimento cultural e profissional. Sempre foi disciplinado, mesmo antes de ter muita experiência já sabiaque um atleta, mesmo sem ser excepcional, pode conseguir superar suas limitações com disciplina e hábitos saudáveis de vida.
Quando o assunto é dedicação aos treinos, Bernardinho gosta de citar Pat Tillman, jogar de futebol americano: “Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos ás nossas realidades”. Todas as pessoas têm objetivos e querem conquista-los, mas é importante construir essa ponte.Disciplina não é apenas impor e seguir regras rígidas, é envolver-se verdadeiramente, é ter comprometimento, pois pessoas comprometidas fazem toda a diferença.
A obra de Bernardinho Rocha de Rezende transmite a importância da persistência pela a vida, que muitas vezes é preciso nos sacrificar para um bem maior, pois quando somos motivados fazemos algo essencial para o nosso futuro profissional.Contudo é de suma importância ter disciplina para que possamos chegar a resultados esperados, e que nesses caminhos existem dificuldades nas quais devem ser superados. Tanto no esporte como na nossa vida, é necessário saber distinguir os valores éticos que nos leva a realizar nossos sonhos, tanto no profissional como no pessoal. É por isso que Bernardinho tornou-se um treinador excelente na frenteda seleção brasileira do voleibol, com muita garra e determinação. Bernardinho sabia que para conseguir tudo na vida tinha sempre que tentar, pois só podemos chegar a um lugar se tentarmos.
Seu primeiro trabalho como treinador foi na Itália (Perugia), apesar de nunca ter treinado um time antes, mas conhecia o voleibol e tinha capacidade e liderança, chegando lá encontrou um time desmotivado e apartir desse momento com êxito alcançou a frente da equipe italiana, e logo surgiu o convite para dirigir a seleção de vôlei feminina brasileira, com tudo isso teve que conhecer melhor o mundo feminino para poder compreendê-las melhor, e por essa razão encontrou algumas dificuldades, nas quais foram superadas, teve muito sucesso com as meninas do Brasil. Mas logo teve uma nova mudança,transferiu-se para a seleção masculina do Brasil, onde teve menos dificuldades por serem homens.



Este livro reúne de maneira firme os princípios utilizados pelo autor, na busca pela excelência no voleibol, desde os tempos como técnico de equipes modestas, até os dias de hoje no comando da seleção masculina do Brasil. O tema central do livro é o voleibol, mas tratado como uma organização, onde oespírito de equipe tem que estar presente, não adianta simplesmente juntar os melhores e colocá-los para atuar, tem que haver comprometimento com o grupo. O papel do líder é entender seus comandos, descobrindo suas aptidões, sabendo seus limites, ajustando quando estiver algo dando errado, este posto, nos leva a refletir que muitos gestores não enxergam os verdadeiros talentos que possuem,justamente por suas próprias limitações como gestores.
O livro também, nos mostra algumas técnicas utilizadas por Bernardinho na condução motivacional, profissional e pessoal das suas equipes, sendo a pirâmide do sucesso, criada por John R. Wooden, técnico do basquete americano e, a roda do sucesso, criada por ele mesmo as duas principais ferramenta empregadas.
A pirâmide do sucesso – uma ferramentacriada por John R. Wooden, técnico mítico do basquete americano, como tenho falado anteriormente, um grande colecionador de títulos, construtor de times e formador de grandes craques como Kareen Abdul-Jabbar. Wooden, percebeu que o sucesso podia ser visto como um edifício construído a partir da superação de blocos de pedra, inicialmente, ele selecionou dois blocos como sendo a base do edifício –...
tracking img