Resenha do livro: superdicas para se tornar um verdadeiro líder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: MBA em Tecnologia da Informação e Internet

Disciplina: Maestria Profissional

Professor: Fátima Burlamaqui

Resenha do Livro: Superdicas para se tornar um verdadeiro líder

Autor daresenha: Wendel Marcos dos Santos


São Paulo
2º Semestre de 2012
O livro nos dá uma série de dicas sobre como as emoções influenciam nos rumos de uma empresa, apresentando diversas formas deentender este fenômeno e gerencia-lo.
Existe, nos dias atuais, uma boa dose de consenso de que as empresas devem entender o colaborador/funcionário não apenas como “profissional” mas também perceberque seu lado emocional deve encontrar formas de se expressar dentro da empresa, não sendo dissociado como algo que não existisse.
A partir daí surge a figura do líder, com a tarefa de conhecer, nãosomente o negócio que está administrando e seus subordinados como também a si próprio:quais são suas forças, quais são suas fraquezas, onde estão suas oportunidades de melhoria para ter mais clareza dequal seria seu sonho, ou objetivo, capaz de movimentar, inspirar e engajar um grupo.
Tal líder deve demonstrar, por meio de algumas atitudes, quais seriam as vantagens de as pessoas assumirem umacausa como sendo delas próprias, para que o seu objetivo passe a ser compartilhado por todos.
Motivo pelo qual o autoconhecimento é tão importante: ele permite ao líder enxergar em outras pessoascomportamentos semelhantes ao dele, refletindo seu comportamento, mostrando o que é necessário aperfeiçoar, mudar, transformar.
Algumas pessoas chegam a pensar que liderança é um “dom”, algo que só algunsindivíduos possuem, porém cada vez mais se percebe que tais comportamentos podem não só serem aprendidos, mas também compartilhados entre o grupo para maximizar o resultado.
O líder deve compreenderque deve possuir algumas características emocionais para bem exercer seu cargo, que são:
A coragem, necessária na hora de tomar decisões difíceis.
A humildade, quando o líder abre mão de...
tracking img