Resenha do livro squawk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
CURSO GESTÃO DE PESSOAS

EDUARDO VIEIRA DE PAULA








RESENHA: SQUAWK! PARE DE FAZER BARULHO E RESOLVA:: UMA HISTÓRIA SOBRE COMO APRENDER AS TRÊS VIRTUDES DA GRANDE LIDERANÇA











MANAUS
2010

EDUARDO VIEIRA DE PAULA













RESENHA: SQUAWK! PARE DE FAZER BARULHO ERESOLVA:: UMA HISTÓRIA SOBRE COMO APRENDER AS TRÊS VIRTUDES DA GRANDE LIDERANÇA




Trabalho apresentado à Profa. Terezinha Oliveira, no módulo Desenvolvimento de equipes e Liderança do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas para obtenção de nota final da turma: 01




MANAUS
2010


1 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

BRADBARRY, Travis. Squawk Pare de fazer barulho e resolva: umahistória sobre como aprender as três virtudes da grande liderança. São Paulo; Editora Gente, 2010.

2 CREDENCIAIS DO AUTOR
Travis Bradberry, PH.D., é escritor e presidente da TalentSmart, consultoria internacional dedicada ao estudo da excelência individual e da performance empresarial que atende a mais 75% das empresas da Fortune 500. Seu trabalho tem sido noticiado por importantes publicaçõescomo Newsweek, Fortune, Forbes, Fase Company Inc., The Harward Business Review e Washington Post.

3 RESUMO DA OBRA
3.1 O GERENTE-GAIVOTA
O gerente-gaivota Charlie era uma ave muito autoconfiante e exercia inicialmente um grande poder de influência sobre seu bando, tanto que o persuadiu a mudar-se para a praça de alimentação de um parque temático por ele descoberto, onde os alimentos eramfartos e fáceis de conseguir. Inicialmente, o gerenciamento não parecia tão complexo, e Charlie interagia com o grupo somente quando achava necessário, fazendo uma rápida intervenção, despejando ordens muitas vezes confusas e logo partia sem ouvir ninguém, deixando o grupo novamente com seus dilemas e com problemas ainda maiores.
Com as mudanças no cenário, devido principalmente ao aumentopopulacional do bando, os membros começaram a discutir formas alternativas para superar os problemas crescentes como a escassez de alimentos e as formas de distribuir o pouco conseguido. Em uma dessas reuniões, ao tentar intervir, como sempre fazia, Charlie foi abordado por alguns membros que expuseram os problemas enfrentados deram um feedback de seu método de gerenciamento agressivo e que, além de nãoestar surtindo os efeitos desejados, estava causando mais problemas, informando que ele agia como se fizesse uma “sujeira maior” deixando-a para os que os mesmos limpassem. Esta abordagem direta abalou profundamente o gerente-gaivota, mesmo porque ele era incapaz de reconhecer seus erros naquele momento, o que o levou a cogitar abandonar o grupo.

3.1.1 CRÍTICA:
Nesta primeira parte o bando se vêcom um problema muito comum em várias equipes e organizações, que é a presença dos “gerentes-gaivota”, ou seja, aquele que acha que está fazendo um excelente trabalho e pouco interage com o grupo, intervindo ruidosamente em determinado momento, quando julga necessário, ouvindo pouco, exigindo resultados ou mesmo ditando regras desconexas, deixando o grupo entregue à própria sorte. Realmente estetipo de gerente não aceita críticas e dificilmente considera o feedback do grupo, preferindo abandonar ou retaliar aqueles que não concordam com suas opiniões.
O comportamento adotado pelo líder nesse momento, nos remete ao ensinamento de James C. Hunter (2004), quando afirma que “ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver”, ressaltando que quandointerrompemos as pessoas no meio de uma frase, enviamos mensagens negativas, demonstramos que não estamos prestando muita atenção ao que está dizendo, não valorizando sua opinião, além de estarmos botando nossas afirmativas em grau de importância superior às dos outros. Assim, claramente o comportamento de um “gerente-gaivota” é um fator desmotivador para o grupo, e que certamente provocará uma...
tracking img