Resenha do livro quem mexeu no meu queijo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem Mexeu no Meu Queijo?

Ao ler o livro Quem Mexeu no Meu Queijo?, pude constatar que devemos estar sempre nos adaptando a novas mudanças e não nos acomodarmos com a situação que nosencontramos.
A mensagem que o livro passa pode ser aplicado tanto na vida pessoal quanto dentro das organizações. Na vida pessoal a mensagem pode aplicar-se na questão da acomodação, de achar que ascoisas estão bem da maneira que estão e não querer correr riscos com uma nova mudança, ou seja, não tentar melhorar a situação, não tentar melhorar de vida. O fato de todas as manhãs, eles saírem à procurade queijo em um labirinto simboliza a busca pelo alcance dos nossos valores e objetivos. Temos que ser como os ratos e não no acomodarmos quando percebermos que uma situação está mudando, devemosagir. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso- a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive.
No entanto, os personagens esquecem de que, à medida que fazem uso do queijo, este vai acabando, ou melhor,desgastando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente, da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade, diante de umamudança. O livro mostra como cada personagem lida com a mudança e como eles reagem a ela. Durante a leitura o livro ensina como enfrentar as mudanças e como adaptar-se a a elas. O livro mostra, então, que avida não é necessariamente um caminho livre de obstáculos mas, sim, uma caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades.Já nas organizações o livro pode ser aplicado na capacidade de adaptação que a organização possui. É comum vermos diversas pessoas que agem como o personagem do livro, que só enxerguem aquilo...
tracking img