Resenha do livro: psicologia educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Psicologia Educacional

Capítulo 1 – O trabalho do psicólogo
A psicologia é a ciência responsável por estudar o comportamento das pessoas e, o profissional que trabalho com a compreensão do comportamento humano é o psicólogo.O psicólogo pode atuar em diversos lugares como: na medicina, na indústria e na educação. Para se chegar a resultados satisfatórios na psicologia se trabalha coma pesquisa experimental, adotando procedimentos como observação, aplicação de questionários e entrevistas com um pequeno grupo para aplicação do resultado de forma mais geral. Nessa área faz-se uso também do método clínico través de exames, testes físicos e outros.
Capítulo 2 – Psicologia da educação
A psicologia da educação estuda o comportamento humano para que haja eficácia no ensino. Oprofessor deverá está consciente do seu papel enquanto professor, tanto como estimulador do conhecimento, quanto como referencial para os alunos que se espelham muito na pessoa do professor, o professor deve ser aberto ao constante aperfeiçoamento a partir da troca de conhecimento com os próprios alunos. O professor deverá participar ativamente na vida dos alunos, assim como está engajando ematividades comunitárias dentro da comunidade em que se localiza a escola. Além de tudo isso o professor deverá procurar a sua auto-realização.
Capítulo 3 – Psicologia da Aprendizagem
A aprendizagem se caracteriza pela mudança de comportamento resultante da experiência, os comportamentos que provem da maturação biológica não significam aprendizagem. A aprendizagem se desenvolve a partir de trêsfatores: situação estimuladora; individuo que aprende e; a ação que resulta do processo estimulador da aprendizagem. As etapas que compõem o processo de aprendizagem é em primeiro lugar a motivação seguida do objetivo que estimula a pessoa a procurar o desenvolvimento intelectual, além disso, a pessoa deve estar preparada física, psicologicamente e emocionalmente. O indivíduo precisará ainda superar osentraves aumentando seus esforços para conseguir o objetivo almejado, o que ainda lhe dará experiência na forma como a pessoa consegue desenvolver da maneira mais fácil o conhecimento levando-o a generalizações. Os tipos de aprendizagem são: aprendizagem de sinais também chamada condicionamento clássico que se associa aos estímulos; estímulo-resposta ou condicionamento operante, que tem como funçãoligar a resposta ao estímulo; cadeias motoras que se caracteriza por uma cadeia de movimentos repetidos e contínuos; cadeias verbais que se define pela associação entre palavras semelhantes; aprendizagem de discriminação caracteriza-se em dar diferentes respostas a estímulos semelhantes.
Capítulo 4 – Teorias da aprendizagem
As principais teorias que explicam a aprendizagem são:
a) Teoriado condicionamento - a aprendizagem decorre de uma ação do sujeito que será reforçada, porém apresenta melhores resultados com animais, pois se caracteriza como uma espécie de adestramento onde o animal ou o indivíduo recebe alguma recompensa quando realiza a ação.
b) Teoria de Gestalt - a retenção da aprendizagem é temporária, pois se vincula a outras estruturas que surgirão e, novossignificados, serão construídos.
c) Teoria de campo – o ambiente social é quem vai determinar a aprendizagem, essa teoria explica porque os indivíduos respondem de forma diferente ao receber os mesmos estímulos.
d) Teoria cognitiva – o aluno deverá ser estimulando a partir da sua realidade e a aprendizagem é concebida como resolução de problemas.
e) Teoria fenomenológica – a aprendizagem énatural e livre, e para se desenvolver a criança precisa dispor de materiais que o estimulem e que faça sentido para a criança a partir de sua experiência.
Capitulo 5 – Motivação da aprendizagem
A Motivação é fator determinante no processo de aprendizagem e tem a função de ativar o organismo para satisfazer uma necessidade, assim como dirigir os objetivos na satisfação das necessidades na busca...
tracking img