Resenha do livro os moleques de bogotá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao dar início a leitura do livro “Os moleques de Bogotá”, o leitor deparar-se-á com a sensação de iniciar a leitura de um romance. Sensação essa inevitável pois é no maior estilo romancista que o autor inicia o 1° capítulo do livro “Bogotá é uma ilha” onde nos é apresentado o histórico da capital da Colômbia. Informações como; 270 quilômetros quadrados, 4.500.000 de habitantes e 2.600 metros dealtitude são intercaladas com as impressões do autor, que não poupa críticas à cidade de Bogotá.

A fim de dar vida as más impressões sobre Bogotá, o autor personifica a cidade atribuindo a ela a capacidade de não se lembrar,cortar,erguer-se...É em meio a todas essas atribuições que autor nos deixa a par de como essa cidade foi nomeada,fundada e por fim abençoada e tudo começa com intuito deafirmar que Bogotá é uma ilha, no sentido mais amplo da frase pois afinal Bogotá está distante do mar.

Quanto aos bogotanos, é destinado a eles o papel de protestantes e indignados irônicos que veem na abstenção de seu direito ao voto a atitude mais política que lhes convém. É sob esse cenário que o autor nos insere no próximo capítulo; “Os Gaminos”, capítulo responsável por nos apresentaros sujeitos dessa obra. Os meninos das ruas de Bogotá, denominados Gaminos não são nunca sujeitos de alguma história em sua cidade,talvez até pelo contrário,pois o autor nos deixa claro tudo o que eles representam para os bogotanos; miséria para alguns e injustiça para outros todavia a grande parte simplesmente os ignora e ninguém vê a possibilidade de buscar e saber o ponto de vista dos Gaminos. Écom uma mistura de desabafo, espanto e austeridade como resposta que o autor se depara ao entrevistar Carmem Ortega sobre os Gaminos. Entretanto, antes mesmo de repreendê-la por falas do tipo “nossa miséria municipal” (referindo-se aos Gaminos), ele consegue com que ela dê início a uma importante passagem que vêm a ser uma das partes mais fascinantes dessa obra; Um histórico e uma descriçãosobre os Gaminos.

É nesse histórico sobre os Gaminos que o leitor tomará conhecimento da dimensão do gaminismo, que agora entendemos como um sistema de organização, derivado dos que eram antes denominados “Chinos de la calle”,eles formam um estilo de vida, uma categoria social que não somente vivem nas ruas; eles a habitam.



É impressionante a forma como o autor conduz a obra a fim denos imprimir sensação de que, com toda ignorância para com os Gaminos por parte do povo bogotano, nunca iremos tomar conhecimento da origem dos mesmos. É quando temos essa certeza que inicia-se um balanço sobre o que se sabe do seu passado, onde Carmem faz questão de frisar que os primeiros Gaminos realmente não deixaram rastros na história.

Nós leitores seremos surpreendidos por todo osentido que faz a existência dos Gaminos, somos levados a crer que seria impossível que os meninos não se agrupassem em dois,três,dez, quanto mais mais fortes para enfrentarem a repressão e constituem seu próprio modo de viver,seu próprio estilo de vida. Segue-se no texto uma linha do tempo onde são citados anos “importantes” na vida dos Gaminos (Importantes talvez por que possam representar lucros?Ou porque os próprios Gaminos denominam esses anos como importantes na história deles ? Isso não fica claro. Talvez seja por convenção dos fatos).Desde 1984 quando são contratados para venderem jornais e gritarem a primeira página pela rua e se tornarem mãos de obra baratas e numerosas. O texto nos diz que não é raro que eles se neguem a trabalhar e justamente por se negarem a tal, a burguesia seateve a explicação de que “ É um Gamino porque não gosta de trabalhar.” Não me é de admirar que se furtam a trabalhar e a esse pensamento também é levado o leitor, pois dentre os trabalhos citados estão; carregar tijolos nas jazidas de argila, transportar mercadorias em carrinhos que eles mesmos constroem, vender bilhetes,engraxar sapatos,vender pássaros e cachorrinhos,cantar em porta de...
tracking img