Resenha do livro: “insociabilidade entre educar e brincar” – projeto de cooperação técnica mec e ufrgs para construção de orientações curriculares para a educação infantil - práticas cotidianas na educação infantil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Currículo na Educação Infantil
Professora: Sonia Marrafa


Resenha do texto: “Insociabilidade entre educar e brincar” – Projeto deCooperação Técnica MEC e UFRGS para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil - Práticas Cotidianas na Educação Infantil. Bases para a reflexão sobre as orientações Curriculares – MariaCarmen Silveira Barbosa – Consultora.


O texto “Insociabilidade entre educar e cuidar” faz parte de um documento destinado aos leitores-professores que trabalham com a formação e a educação decrianças de zero
à seis anos e, tem por objetivo, problematizar e trazer a reflexão acerca do aprimoramento das práticas cotidianas realizadas nas escolas.
Como bem ressalta o título, o presentetexto, busca debater sobre a relação entre o cuidado e a educação na educação infantil. Essa articulação caracteriza-se enquanto um processo histórico que visou garantir um espaço para além da assistênciasocial, uma vez que a intenção foi demarcar o caráter educativo da educação infantil legitimado pela constituição de 1988.
A partir da LDBEN de 1996, quando a educação infantil passou a serconsiderada a primeira etapa da educação básica, buscou-se uma identidade para este campo. Assim, tornou-se necessário refletir, interrogar e pensar a respeito das políticas públicas destinadas a educaçãoinfantil.
De acordo com a autora, o primeiro esforço foi na direção de desassociar a creche, a pré-escola ao caráter assistencialista o qual lhe era atribuído. Tornou-se necessário, portanto, demarcar aindissociabilidade entre o educar/cuidar enquanto estratégia política norteadora para aproximá-los a educação na infância.



A autora Maria Carmen Barbosa, ressalta que o ao de cuidarultrapassa os processos relacionados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas das crianças. Cuidar, na concepção da autora, sugere colocar-se a escuta das necessidades da criança, dos anseios,...
tracking img