Resenha do filme a vila comparando ao mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA


O filme “ A Vila” foi lançado em 2004, é uma trama suspense que conta a estória de um povo isolado do mundo em uma aldeia. É uma análise crítica ao protecionismo que isola crianças eadolescentes da sociedade.
Isso ocorreu por motivos pessoais, tragédias, experiências trágicas, a violência que vitimou indivíduos amados por seus familiares.
Observa-se que os filhos eram protegidosdo mal, mas para isso foram criadas crenças, dogmas, o medo era a forma de manter o grupo dentro do círculo. Criaram uma estória sobre criaturas assustadoras que moravam na floresta e colocavam terrorentre aqueles que viviam na ignorância e dessa forma o objetivo e o pacto do grupo das pessoas mais velhas chamados de “anciãos” era alcançado, mantendo a todos na aldeia.
Eles preferiram criar ummundo só deles com monstros de ilusão, em vez de encararem os monstros do mundo real (tribulações, violência, morte, assaltos etc).
Portanto o tal medo do desconhecido é o que faz com que as pessoaspermaneçam na vila e deixa-os sem coragem de atravessar a floresta.
E eis que certo dia o jovem e corajoso Lucius fala aos anciãos do seu desejo de ir em busca de mantimentos, remédios e é impedidopelos mesmos. Em seguida Lucius sofre a tentativa de homicídio e sua futura esposa Ivy Walker que é deficiente visual, mas uma jovem muito determinada, decide arriscar-se para buscar medicamentos esalvar a vida do seu grande amor. O romance entre Lucius e Ivy os encoraja a ultrapassar os limites impostos e atravessar a linha da ignorância e conhecimento. Então, seu pai, já sem alternativa paraimpedí-la, em momento crucial entrega a mesma um legado e é nessa hora que a estória se desenrola com algumas verdades reveladas.
Ivy também encontra obstáculos quando decide enfrentar a floresta taiscomo: chuva, armadilhas, muro, assim como os obstáculos da caverna encontrados no Mito.
Relacionando com a narrativa Platônica, há semelhanças que não são meras coincidências, pois nela trata-se de...
tracking img