Resenha do filme tempo de matar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O enredo trata do julgamento de Carl Lee, um homem negro, morador do Mossissipi, que assassinou dois homens brancos à sangue frio. O motivo de Carl Lee ter matado estes dois homens é que eles estupraram e espancaram até quase matar sua filha de 10 anos. Agora, Jake Tyler um advogado jovem, mas com uma lista impressionante de casos vencidos, precisa convencer o juiz e o júri que Carl Lee deve serinocentado.
Os problemas começam porque o promotor que está acusando Lee, é tão bom advogado quanto Jake. Outro fator que não favorece a defesa é que o motivo pelo qual os dois homens foram assassinados, no caso, o estupro da pequena Tonya , não deve ser levado em consideração pelo júri, já que o julgamento é de assassinato e não de estupro. E além de tudo isto, a organização racista Ku Klux Klanestá reativa na cidade, e quer de todas as formas fazer com que Lee seja sentenciado à morte. Ainda mais porque um dos integrantes da ceita era irmão de um dos homens assassinados. 




O filme Tempo de matar é um filme impactante, pos, maldade com crianças sempre mechem com nossas emoções, quanto mais se tratando de um crime de estupro. Este, claro é um assunto delicado para entrar-se emdiscursão, mas ha esse ponto de vista entendemos o porquê da pena de morte em casos como este.



























Ponto de vista juridico

"TEMPO DE MATAR" "Tempo de Matar" presta-se a acenar com a justiça como supremo valor, sobrepondo-a dogmática que a condiciona. Invoca vetustas teses Jusnaturalistas, acenando para o consenso como condição de sobrevivência eaceitação do jurídico. O drama judicial é embates dialéticos, cuja síntese é oxigenada pela honra e pelo poder de persuasão, num mundo dividido entre bandidos e mocinhos. Tudo muito norte americano. A indústria cultural apodera-se da imaginação estética, re-formatando conteúdo moral, reduzindo os conflitos que agitam a existência de um discurso piegas. O filme "TEMPO DE MATAR" é caracterizado naárea legislativa do direito penal, com teses no Jusnaturalismo. Trata-se do julgamento de Carl Lee, um homem negro que é julgado pelo assassinato de dois jovens, que estupraram sua filha de 10 anos (Tonya), esta história acontece em meados dos anos 90 numa pequena cidade do interior da California, dadas estas circunstâncias, trava-se uma batalha no tribunal, entre o advogado de defesa (JakeBrigance) e a procuradoria, essa batalha judicial é determinada pela busca de provas e argumentações, nessa busca de provas e argumentações, o fator determinante é o gerenciamento de razão (Direito Objetivo) e emoção (Direito Subjetivo) e a argumentação final. A Parte da defesa tenta provar que o acusado estava fora de sua consciência no momento do assassinato, utilizando-se de métodos indutivos, eletenta provar que seu cliente estava transtornado por diversos fatores, porém a procuradoria esmaga esta teoria, utilizando-se de métodos dedutivos, faz o júri entender que no momento do crime o acusado estava em perfeitas condições de raciocínio, sabendo separar o certo do errado. O gerenciamento das informações é o que sustenta os argumentos lógicos, a apresentação de provas judiciais tem a intençãode sustentar o argumento de cada parte, tentando expor para o júri que sua idéia é a correta, e assim convencê-la dando um parecer favorável a parte argumentada, buscando testemunhas chaves, médicos psicanalistas, arma do crime, etc. A promotoria consegue derrubar quase todas as argumentações da defesa, conseguindo em partes manter os jurados na idéia do acusado ser realmente culpado, mas chega aparte da argumentação final, onde os dois advogados devem apresentar resumidamente toda a argumentação feita durante o julgamento, a retórica. O procurador apresenta na sua oratória, métodos dedutivos (que independentemente de provas, se desenvolve de uma verdade sabida, em virtude das leis que regem o pensamento em sua conseqüência essencial), com fontes estatais (Lei e Jurisprudência), com...
tracking img