Resenha do filme quase deuses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A agricultura se sustenta com a ajuda dos fertilizantes químicos, se não fosse por eles não seria possível produzir a grande demanda de alimentos necessária para abastecer a população mundial. Mas juntamente com estes benefícios vem a poluição de rios, lagos e mares. A razão de os poluentes estarem ligados à plantação de verduras e legumes você fica sabendo agora.

Os fertilizantescontêm em sua composição nitratos e fosfatos, e uma vez lançados nas lavouras são posteriormente arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais. Esses compostos, quando presentes na água, aumentam consideravelmente a população de algas e plantas, pois como o próprio nome diz, eles tornam o solo fértil. E a consequênciadesse distúrbio na vegetação aquática é a Eutroficação.

O fenômeno de Eutroficação é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) num corpo de água. O excesso de algas logo entra em decomposição, aumentando o número de micro-organismos decompositores e diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) da água. Veja as consequências em Oxigêniodissolvido da água (link).

Quem não se lembra do DDT? A utilização desse fertilizante foi proibida nos anos 70, depois que foi revelada sua ação tóxica e cancerígena em organismos vivos.

É por esses e outros motivos que a Agricultura deve ser uma atividade bem planejada, não se tornando uma inimiga e sim uma atividade aliada da natureza.

NITROGENIO
O azoto, nitrogénio (português europeu[->0])ou nitrogênio (português brasileiro[->1]) é um elemento químico[->2] com símbolo[->3] N, número atómico[->4] 7 e número de massa[->5] 14 (7 protões[->6] e 7 neutrões[->7]), representado no grupo (ou família) 15 (antigo VA) da tabela periódicaHYPERLINK \l "cite_note-webelements-0"][->8].
É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes (25 °C[->9] e 1 atm[->10]) éencontrado no estado gasoso[->11], obrigatoriamente em sua forma molecular biatómica (N2), formando cerca de 78% do volume do ar atmosféricoHYPERLINK \l "cite_note-2"][->12].
A mais importante aplicação comercial do nitrogénio é na obtenção do gás amoníaco[->13] pelo processo Haber[->14].
O nitrogênio como adubo
Ver artigo principal: Fertilizantes nitrogenados[->15]
O nitrogênio é o elemento que asplantas necessitam em maior quantidade. É um macronutriente primário ou nobre. No entanto, devido à multiplicidade de reações química e biológicas, à dependência das condições ambientais e ao seu efeito no rendimento das culturas, o nitrogênio é também o elemento que apresenta maiores dificuldades de manejo na produção agrícola mesmo em propriedades tecnicamente orientadas. As formas preferenciaisde absorção de Nitrogênio pelas plantas são a amônia (NH4+) e o nitrato (NO3-). Compostos nitrogenados simples, como uréia e alguns aminoácidos, também podem ser absorvidos, mas são poucos encontrados na forma livre no solo.
Mas, apesar de ser o nutriente mais abundante da atmosfera terrestre, o N não figura como constituinte de qualquer rocha terrestre. Talvez, seja por este motivo ele é oelemento mais caro dos fertilizantes, pois, para sua formação são necessárias diversas reações químicas, as quais necessitam de muita energia. Tal afirmação e justificada pelo fato da difícil síntese e alto custo energético da formação do NH3.
As formas em que o N se apresenta nos adubo nitrogenados são: Nítricas (Ex. Nitrato de Cálcio), amoniacal (Ou ambas como e o caso do Nitrato de Amônia),orgânica e amídica (Uréia). A concentração de N nos adubos podem variar desde 82% na amônia anidra até alguns décimo de 1% nos adubos orgânicos.

FÓSFORO
O fósforo (grego[->16] φωσφόρος [phosphorus], portador de luz[->17]) é um elemento químico[->18] de símbolo[->19] P, número atômico[->20] 15 (15 prótons[->21] e 15 elétrons[->22]) e massa atómica[->23] igual a 31 u[->24].
É um não-metal[->25]...
tracking img