Resenha do filme 12 homens e uma sentença

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma breve tomada externa mostrando o fórum de justiça, que rapidamente nos leva à sala do Tribunal onde o juiz acaba de explanar aos presentes, que após a declaração das testemunhas e provasapresentadas, o júri de 12 homens irá se reunir em uma sala isolada para decidir sobre o futuro do jovem de 18 anos acusado de matar o pai à facadas, após discussão doméstica. A câmera passeia pela sala, erepousa no rosto assustado e singelo do réu, num super-close maravilhoso.


Já na pequena, sufocante e infernal sala onde os jurados se sentam para debater sobre a escolha do grupo, Sidney Lumet,de "Serpico" e "Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto" faz sua estréia no cinema como diretor usando vários recursos inteligentes como planos-sequências, iluminação e diálogos afiados,empurrados por Henry Fonda - único no grupo que contesta as provas apresentadas e até então irrefutáveis de que o garoto seria culpado pelo crime. A decisão deve ser unânime - ou todos votam culpado, ou ocontrário. Fonda, um arquiteto que em tarde inspirada atua como advogado, policial, legista e sonoplasta vai aos poucos convencendo seus companheiros de que há chance de inocência no caso do rapaz.Apesar de possuir um final bastante previsível, "12 Homens e Uma Sentença" brilha por manter o ritmo tenso em absolutamente 100% do tempo em seus 96 minutos de duração, utilizando praticamente apenasuma sala como locação. Cada personagem vai ganhando força durante as discussões, e todos eles passam por claras transformações pessoais a medida em que a conversa segue.


Indicado a 3 Oscar, ofilme tem linearidade perfeita, ou seja, os mesmos minutos transcorridos na história são os que passamos em frente a tela assistindo. Os jurados são apenas conhecidos por números, sendo que os únicosnomes citados no fim são de Henry Fonda (Davis) e Joseph Sweeney(McCardle). O filme figura na 87ª posição da lista da AFI dos melhores de todos os tempos. Um clássico imperdível de tramas de...
tracking img