Resenha do filme 'o germinal' com livro 'a pedagogia do oprimido'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
O filme “Germinal” é baseada na história da França, mas especificamente na cidade de Montsou no final do século XIX e ínicio do século XX, a qual dependia economicamente da mineração. A historia do filme retrata a realidade da vida diária dos operários franceses ocorrida na grande parte dentro das minas e aprecariedade em que eles viviam.
Os operários de minas acordavam de madrugada e iam trabalhar sob condições inimagináveis, pois o estado das minas eram péssimos, não tendo nenhuma condição de um ser humano parar de ser mineiro e ter uma vida normal e saudável. Além de ser muito difícil conseguir emprego naquele local, os que são empregados têm um salário baixo que mal dava para sobreviver e sustentar afamília que geralmente era enorme. E quando os trabalhadores se comportavam mal, eram multados, com descontos nos salários que são pagos quinzenalmente. Injustiça por parte dos patrões, que vivem uma vida regalada, e de luxo. Além disso, o trabalho era pesado e os riscos eram grandes. Nas minas não existia nenhum equipamento de proteção, principalmente máscaras, nem iluminação apropriada, ocorriamfrenquentemente desmoronamento, além dos riscos de explosões devido a circulação de gases em certos lugares da mina.
Em meio a tudo isso, surge então um homem chamado Etienne Lantier, o qual está desempregado e procura emprego com os trabalhores de mineração. No primeiro momento logo quando chega no local, ele se depara com o velho "Boa Morte", apelido dado ao velho Vincent Maheu, por tersobrevivido há 3 acidentes na mina. Este senhor está com 58 anos, sendo que trabalha na mina desde seus 8 anos. "Boa Morte", tosse muito, tendo sua saúde totalmente debilitada. Toda sua família trabalha nas minas
de carvão, sendo uma "tradição" da família Maheu: o avô do velho Vincent, Guillaume Maheu, começou com quinze anos; depois seu pai, Nicolas Maheu, que morrera com quarenta e dois anos soterradopelas rochas, ele desde seus oito anos, seu filho Toussaint "Maheu" com sua família (netos do velho).
Etiene presenciando tudo aquilo se surpreende com o processo de produção, com as precariedades das condições de trabalho, miséria e exploração, com a grande desigualdade social e baixos salários. O velho Maheu, um dos trabalhadores mais antigo e respeitado, consegue vaga para ele na mineração,uma vez que uma operária havia falecido, chamado Fleurance. Todos os membros das famílias trabalhavam (das crianças aos idosos), sendo que o número de salários por pessoa garante o sustento de toda família.

No interior das minas, a escuridão era vencida apenas pelas lâmpadas Davy que os trabalhadores carregavam consigo para evitar a intoxicação com os gases venenosos exalados pela terra. Naquelaquase obscuridade, os novatos como Etienne sentiam uma grande desorientação ao caminhar pelo estreito labirinto que levava os operários até seu veio de extração; além das condições da rocha a lhe machucarem seguidamente os membros, havia também a impressão de estar adentrando em um mundo completamente distinto daquele conhecido, totalmente fora da sua realidade.
Ele permanece "cego" com o que estávendo. No filme mostra que a mina é formada por diferentes andares. Em sua primeira descida, os carros desciam com cinco operários de cada vez e o elevador afundava ruidosamente e o escuro tomava conta deles.
A exploração do trabalho continua. As donas de casa desesperadas por não terem com o que alimentar seus filhos, vão até o senhor Maigrat, dono de um mercearia, pedirem mais crédito e pão. Emuitas da vezes as mulheres possuíam em seu próprio sexo uma moeda de troca cobiçada pelo dono da venda: àquelas que aceitavam fazer negócio não faltava o que dar de comer a seu marido e filhos.
Com toda essa exploração Etienne se desespera com grande desigualdade social e com o salário infeliz que recebiam, juntando sua fúria e revolta ele toma uma posição, pois já chegara a hora de dar um...
tracking img