Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ALUNA: FIL







ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 6º SEMESTRE – INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL










Palmares
2012
ALUNA: FIL







ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 6º SEMESTRE – INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAEDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL








Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Etágio Supervisionado II – 6º Semestre.

Orientador: Profª. Melina Klaus
Tutor Eletronico
Tutor de Sala:





Palmares
2012
SUMÁRIO


Introdução
Revisão Bibliográfica
1.1 AImportância dos Projetos na Educação Infantil

Relatório das Observações
2.1.3 E I Nível 3 a 4ª anos
2.1.4 E I Nível 4 a 5 anos

Plano de Aula
Plano de Aula - I
Plano de Aula - II
Plano de Aula – III
Plano de Aula – IV

Relato da Intervenção
Considerações Finais
Referencias
Apêndices
Anexo

INTRODUÇÃO

Se quisermos verdadeiramente melhorar a qualidade de aprendizagem de nossascrianças, é urgente que todos os envolvidos, dentre tantas variáveis a considerar tenham acesso a pesquisas e experiências pedagógicas, cujos resultados sejam satisfatórios, bem como a estudos que permitam decisões adequadas a Educação Infantil.
Por isso neste trabalho, queremos destacar as condições de desenvolvimento conjunto das crianças na Educação Infantil (Alfabetização – Crianças de 5anos), numa proposta pedagógica construtivista, ao mesmo tempo, chamamos a atenção para o Projeto de Intervenção, realizado neste nível na Creche Municipal Violeta Griz. Este Projeto teve como temática A Semana do Transito e buscou oferecer as crianças oportunidades de assumirem novos papeis em que elas foram protagonistas do processo do Ensino Aprendizagem.












REVISÃOBIBLIOGRÁFICA

O trabalho com Projetos possibilita um grande envolvimento na pratica cotidiana, a Professora com as crianças vive o processo de construção do Projeto. Isso torna possível constante reflexão sobre a prática pedagógica, articulando as experiências realizadas com o contexto que vivenciam.
O tema partiu das necessidades, desejos das crianças da alfabetização da Educação Infantil II epela professora Hauanny. Essa teve o papel de mediadora na sala de aula, ou seja.
“mão e contramão” A Aventura do Trânsito.

• Libane Lacocia e Michele Locora- São Paulo; ÁTUCA, 1999.

Personagens destacados ensinam as crianças o que motoristas e pedestres jamais devem fazer. No final do livro, há informações sobre as principais regras do trânsito.
Procuramos trabalhar o lúdico como eixonorteado na sala de aula. Isso por que não acreditamos em um trabalho puramente mecânico e cheio de técnicas. Passamos que se queremos procurar um ambiente aonde a criança construa seu conhecimento é preciso que esse espaço seja significativo para ela, pois é através desse faz de conta das brincadeiras que eles vão realmente aprender.
Para Biavate (2007, p, 14) O Transito é o movimento e acirculação de pessoas em busca da satisfação de alguma necessidade, da sobrevivência do fazer.
Como temos que compartilhar diariamente o mesmo espaço com diferentes pessoas de variadas maneiras. Para isso são necessárias regras, sem elas fica impossível controlar e organizar a circulação de pessoas e veículos no espaço publico. A regra existe como um acordo entre cada um de nós que visa um objetivomaior, o problema é que esse acordo tem que ser aceito e respeitado para alcançarmos um objetivo final. Para regulamentar o comportamento do pedestre e condutores de veículos nas variadas situações, foi criado o Código de Trânsito Brasileiro, com a sinalização de trânsito através de desenhos e símbolos permitiu-se uma mesma compreensão da regra para todos, segundo Beavat (2007, pg, 31).
A...
tracking img