Resenha do documentário cortina de fumça

315 palavras 2 páginas
Nome:
Resenha do documentário cortina de fumaça
É documentário que fala sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser discutido honestamente, a política de drogas no Brasil, que trata da proibição de certas práticas relacionadas a algumas substâncias, precisa ser repensada porque muitas de suas conseqüências, como a violência e a corrupção por exemplo, atingiram níveis altíssimos .
O documentário tem 88 minutos, e traz informação focada no grande público através de depoimentos nacionais e internacionais. Além do Brasil, o diretor gravou na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos; visitou feiras e congressos internacionais, hospitais, prisões e instituições para conversar com médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis. Dentre os 34 entrevistados, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Raúl Zaffaroni; o ensaísta e filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”, Antonio Escohotado, o ex-chefe do Estado Geral Maior do Rio de Janeiro, Jorge da Silva e o criminalista Nilo Batista.
O filme fala sobre a relação entre o homem e as drogas ; revela a falta de conhecimento entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias; discute a situação particular da maconha, seu uso industrial e medicinal; levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos para proibi-la e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.Vendo que é preciso incentivar as pessoas a repensarem sobre as drogas. As pessoas desconhecem informações necessárias para determinam uma política de drogas sendo que o consumo já ficou normal na sociedade.Pois estamos a mercê de uma política que ignora princípios e direitos, e muita gente está lucrando com isso e quem sofre é a sociedade que não

Relacionados