DO CONTRATO SOCIAL

O livro I é uma introdução, onde nós entendemos como se formava a família, como vivia a sociedade e as relações entre os cidadãos, desde as relações dos servos com o patrão,até a do soberano com o cidadão. Do ponto de vista do autor.
Rousseau no seu livro “Do Contrato Social” explica a relação do homem com a lei e o direito.
O autor definiu família como sendo:“A sociedade mais antiga, e também a única natural; os mesmos filhos só ao pai se sujeitam enquanto necessitam dele para se conservar, e, finda a precisão, desprende-se o laço natural; isento osfilhos da obediência devida ao pai, isento este dos cuidados que requer a infância, todos ficam independente. Se continuarem a viver unidos, não é natural, mas sim voluntariamente, e só por convenção aprópria família se mantém”.
“Nunca o mais forte é tanto para ser sempre senhor, se não converte força em direito, e em dever a obediência; eis donde vem o direito do mais forte, direito que irônicae aparentemente se tomou, e na realidade se estabeleceu em princípios. A força não produz direito, e que só é força obedecer aos legítimos soberanos”. Com esse trecho do livro Rousseau desmistifica aforça como sendo formadora do direito, e defende os legítimos soberanos, e vai contra a escravidão do homem livre e dos seus familiares ao dizer que: “renunciar a liberdade e renunciar a qualidade dehomem”.
Rousseau fala ainda em pacto social, que consiste em ser a relação de todo povo com a pátria, no qual, envolvem direitos e deveres de ambas as partes.

No livro II Rousseau, sefasta um pouco das definições básicas e se aprofunda na área da relação de cidadão com estado. E define soberania e soberano. “A soberania é mais que o exercício da vontade geral, não pode nunca sealienar; e o soberano, que é unicamente um ser coletivo, só por si mesmo se pode representar. É dado transmitir o poder, não à vontade. A soberania é indivisível pela mesma razão de ser inalienável”.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Resenha do contrato social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Contrato-Social/46317.html

MLA

"Resenha do contrato social" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Contrato-Social/46317.html>.

MLA 7

"Resenha do contrato social." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Contrato-Social/46317.html>.

CHICAGO

"Resenha do contrato social." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Contrato-Social/46317.html.