Resenha do artigo "Um olhar sociotécnico sobre a Engenharia de Software", de Henrique Cukierman

397 palavras 2 páginas
1. Leitura do artigo ‘Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software’ (CUKIERMAN, H. L. ; TEIXEIRA, C. ; PRIKLADNICKI, R. . Um olhar sociotécnico sobre a Engenharia de software. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. XIV, p. 199-219, 2007.)

a) Sobre o artigo:

É interessante a forma pela qual o artigo consegue elucidar a complexidade da Engenharia de Software, destacando que não se trata somente de uma área técnica, e sim de uma prática muito mais abrangente. Dessa forma, o olhar sociotécnico vem expor os demais saberes relacionados a esse conhecimento.
O texto explica a importância de enxergar o software como um produto também humano e todas as mudanças que proporciona frente à sociedade, em especial à sociedade brasileira. Visto que, no Brasil, há pouquíssimas referências sobre esse ‘’olhar’’, a iniciativa é importante para a construção de uma melhor compreensão da tecnologia e, assim, melhor atender às necessidades sociais.
Além disso, o artigo mostra que tais necessidades são, de muitas maneiras, variáveis. Por exemplo, de acordo com o local. É importante ressaltar que essas mudanças influenciam na gerência de um projeto de software. Assim, as “ações situadas” (Suchman) prevalecem sobre os planos universais.
Outra das importantes lições do artigo é que, apesar das dificuldades, é imprescindível perguntar, quando o enquadramento de um desses modelos “universais” falha e se algo relevante está sendo excluído, transbordado. A ”sociotecnização” da engenharia pode também ser definida como “um enquadramento em que o técnico e o social constituem um movimento de ‘co modificação’”.
Em suma, a ideia do projeto sociotécnico é interromper a negligência das “influências humanas” da Engenharia de Software. Aliás, esclarecer que todas as vertentes já nasceram entrelaçadas, como uma só. Dessa forma, surge a expressão ‘sociotécnico’ em que a própria palavra expressa a indissociabilbidade dessas “vertentes”, assim como ocorre Engenharia de Software.

Relacionados

  • Saúde em São Paulo
    89876 palavras | 360 páginas