Resenha do artigo: Phillips, D. P. (1983). The impact of mass media violence on U.S. homicides. American Sociological Review, 48 (4), 560-568.

1419 palavras 6 páginas
Resenha do artigo: Phillips, D. P. (1983). The impact of mass media violence on U.S. homicides. American Sociological Review, 48 (4), 560-568.
O artigo trata sobre a influência da violência mostrada na mídia sobre o número de casos de homicídios nos Estados Unidos. Buscaram-se dados de campeonatos de luta dos anos de 1973 a 1978 mostrados na televisão e os números de assassinatos.
Os campeonatos de luta foram utilizados por motivos de pesquisas indicarem que histórias de violência que possuem características como ser premiadas, excitantes, reais, justificadas, não terem o agressor criticado por seus atos e tendo a intenção de machucar a vítima têm maiores tendência a eliciar agressão. Todas as características estão presentes nestes tipos de campeonatos.
Os anos de 1973 a 1978 foram escolhidos por seus dados de homicídio serem de fácil acesso por meio do Centro Nacional para Estatísticas de Saúde (National Center for Healt Statistics).
Foi, também, necessário considerar efeitos de datas sobre os homicídios, já que, é possível encontrar na literatura evidências de que em feriados, por exemplo, os números de homicídios aumentam.
Para marcar ocorrências, foi utilizada uma variável dicotômica 0-1 para cada dia da semana e, similarmente, foram usadas variáveis para cada dia da semana e para cada ano. Variáveis diferenciadas foram criadas para domingos, janeiro e feriados nacionais. Finalmente, outra variável foi criada para indicar presença ou ausência de campeonato de luta que, caso coincidisse com presença de homicídio no dia analisado, concedia um efeito maior na análise durante um período crítico, ou seja, um número estipulado de dias após a luta.
Na análise foi, possível encontrar um aumento significativo de homicídios nos terceiro e quarto dia conseguintes à exibição do campeonato de luta. Este efeito do terceiro dia é abarcado em outros estudos relacionados à violência e fatalidades, apesar de não se encontrarem dados explicativos para tal efeito.
O

Relacionados