Resenha do artigo: estudante de psicologia na equoterapia: um relato de experiência. vivências, v.6, n.11, p.35-40, out. 2010.

303 palavras 2 páginas
Nome: Tatiane Rodrigues Pinto Rafailov

KINAS, R.; MONTEIRO, M. A. Estudante de psicologia na equoterapia: um relato de experiência. Vivências, v.6, n.11, p.35-40, out. 2010.

As autoras descrevem a equoterapia como "um método terapêutico e educacional, o qual, por meio de uma abordagem interdisciplinar, utiliza o cavalo para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, objetivando trazer benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais para estas pessoas" (p.36). Sendo assim a relação homem-cavalo e a interação com a equipe multiprofissional proporciona um ambiente terapêutico ideal. A equipe da equoterapia participou de capacitação de um ano onde aprenderam equitação e estudos teóricos referentes aos benefícios da equoterapia.

O papel do psicólogo dentro da equipe é o de "orientar a família e a equipe, dando assistência e suporte às mesmas; avaliar o praticante fazendo um levantamento de suas potencialidades e necessidades; auxiliar no contato e aproximação do praticante com o cavalo; planejar a sessão; desenvolver capacidades de enfrentar novas situações e tolerar frustrações; entre outros" (p.37). As técnicas utilizadas permeiam através do universo lúdico e da resignificação dos praticantes, onde o psicólogo tem o papel do outro que nomeia e dá contorno à criança. O trabalho com os pais é feito através da perspectiva de filho ideal e filho real para que eles relatem suas expectativas e frustrações e também percebam seus filhos como eles são.

Os atendimentos eram preparados com antecedência se focando nos casos específicos de cada praticante, sendo que em todos os atendimentos havia o uso de anotações que pontuavam e norteavam as próximas intervenções.

No fim do processo percebeu-se que a pratica de equoterapia acarretou inúmeros benefícios para todos os envolvidos (praticantes, familiares e equipe), onde houve significativa melhora nos aspectos físicos, psíquicos e principalmente sociais dos

Relacionados