História do 115º grupo escoteiro macahé

300 palavras 2 páginas
O Instituto Grupo Escoteiro Macahé (IGEM) foi fundado em 2003 visando responder a uma necessidade da população de Macaé de alternativas saudáveis, reconhecidas e comprovadas de educação extraescolar para os jovens de baixa renda do município, levando o escotismo para a região periférica e carente da cidade.
Com esse pensamento descentralizador, recebemos o apoio das associações de moradores da comunidade da Ajuda e iniciou seus trabalhos realizando parcerias diversas.
Junto à Secretaria Municipal de Ambiente, realizamos cursos de educação ambiental para a população, além de agirmos em ações de proteção ambiental. Já com a Secretaria Municipal de Saúde, atuamos nas campanhas de prevenção à Dengue e Anti-rábica, visitando residências. Junto a Secretaria Municipal Educação realizamos atividades lúdico-recreativas com crianças e adolescentes de escolas e creches nos bairros no entorno da sede. Já com a equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil fundamos um NUDEC – Núcleo Comunitário de Defesa Civil que atua em apoio às situações de risco e/ou calamidade no município, capacitando à população do município.
Em 2006, como uma das entidades selecionadas, executamos o Programa Petrobras Jovem Aprendiz atendendo diretamente 80 jovens com prestação do serviço de Educação Cidadã e Capacitação Profissional.
Visando maior atuação nas politicas públicas do município, o IGEM tem hoje cadeira no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) como membro titular e cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMADS) como suplente. Além disso, já participou do Conselho do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (CONPARNA), do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve e do Conselho Estadual de Juventude.
Reconhecido como de Utilidade Pública Municipal desde 2004, recebeu em 2006 o prêmio Macaé Jovem Empreendedor, e neste ano de 2012 ganhamos o Prêmio de Responsabilidade Social da Bacia de Campos na

Relacionados