Resenha do artigo Estresse oxidativo e envelhecimento: papel do exercício físico / Oxidative stress and aging: role of physical exercise

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA
DOCENTE: MARCOS LÁSARO
DISCENTES: TIAGO SANTANA, MANUELA VILA BOAS, ELAINE DE LIMA E IVANA ALMADA
TURMA: BMD3AN

O artigo de R. Sampaio e C. Morais, publicadoem 2010, traz como tema os radicais livre ligado ao envelhecimento e a formação deste radicais no exercício físico. O estudo é feito encima de vários autores com o intuito de revisar todo conteúdoligado aos radicais livres, como eles se comportam, os estímulos ligados a sua produção e os efeitos deste às pessoas.
As espécies reativas de oxigênios (EROS) são os radicais livres que podem serformados tanto no meio intracelular quanto no meio extracelular, sendo os mesmos tóxicos, causando o envelhecimento. Essas estruturas causam danos irreparáveis as paredes celulares, ao DNA e asmitocôndrias. No entanto a EROS pode ter seu lado positivo ajudando os macrófagos na destruição de bactérias e seu lado negativo fazendo alterações lipídicas que pode ocasionar em morte celular. No artigo éapresentado um sistema antioxidante que são divididos em enzimáticos e não enzimático que é estudado e relacionado a atividade física.
O estudo, além de ser uma revisão, seleciona autores diversospara melhores entendimentos acerca da EROs na atividade física. O que demonstra ser uma compactação do assunto ainda não muito trabalhado. Assim como, os autores, por diversas vezes citam que não háestudos aprofundados relacionados à teoria do envelhecimento atribuída aos radicais livres. No entanto verifica em alguns autores que há algumas fontes de produção da EROs, tal como a cadeia detransporte de elétrons, que na atividade física aumenta sua produção pois há um aumento no consumo de oxigênio. De contra partida o sistema antioxidante exerce um papel de inibição da ação reduzindo aslesões celulares e a inflamação causados pela EROs.
A atividade física regular e uma dieta balanceada a base de vitaminas do tipo A, B e E junto a flavonoides, tióis, ácido úrico, bilirrubina e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estresse Oxidativo e Exercício Físico
  • RESUMO DO ARTIGO: ASPECTOS ATUAIS SOBRE ESTRESSE OXIDATIVO, EXERCÍCIOS FÍSICOS E SUPLEMENTAÇÃO
  • Estresse Oxidativo e Exercício
  • Oxidative stress: concept, implications and modulating factors
  • Envelhecimento, estresse oxidativo e sarcopenia: uma abordagem sistêmica
  • ENVELHECIMENTO, ESTRESSE OXIDATIVO E SARCOPENIA: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA
  • Anabolic Burst Cycling Of Diet And Exercise
  • A Função do Exercício Físico no Combate ao Estresse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!