Resenha dimante de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS DA RESENHA CRÍTICA DO FILME



Nome: Silvania Pereira Nunes Matrícula: UC08085023

Curso: Ciências Contábeis Data: 20/10/20111

Disciplina: Ética




DIAMANTE DE SANGUE - BLOOD DIAMOND (ORIGINAL TITLE) (2006) 



1 - Apresentação do/a autor/a da obra.

Diretor e Produtor: Edward Zwick

Edward Zwick é um premiado diretor, produtor e roteirista, quetrabalhou numa ampla lista de aclamados projetos para cinema e televisão, com destaque para O Último Samurai e Tempos de Glória.
Nascido em 8 de outubro de 1952, em Chicago / Illinois, Zwick foi estagiário no Academy Festival, em Lake Forest, trabalhou como jornalista para revista Rolling Stone após se formar na AFI Consevatory, em Los Angeles. Formou-se na Universidade de Harvard, em literatura.Roteiristas: Charles Leavitt, C. Gaby Mitchell

2 - Breve síntese do filme.

O filme se situa na África, mais especificamente em Serra Leoa, durante a guerra cível que ocorreu entre 1991 e 2002. A história retrata três personagens que tem seus caminhos interligados e se auxiliam para alcançar seus objetivos:
- Djimon Hounson é Solomon Vandy, um pescador que é afastado de sua famíliadurante um ataque da FRU (Força Revolucionária Unida) a seu povoado. Ele é escravizado e levado para um campo de mineração, lá encontra um diamante rosa e tenta escondê-lo, mas neste momento há um ataque do exército e o mesmo é preso acusado de ser rebelde, na prisão é confrontado por um dos integrantes da FRU que quer o diamante, nesse momento Archer (Leonardo DiCaprio) toma conhecimento dasituação.
- Leonardo DiCaprio é Danny Archer, um contrabandista que deve dinheiro a um general e encontra na história de Solomon um meio para conseguir saldar sua dívida e sair do país.
- Jennifer Connelly é Maddy Bowen, uma jornalista Americana que conhece Archer quando está em busca de uma ligação entre o contrabando de diamantes. Inicialmente Archer evita o envolvimento com ajornalista, mas depois precisa de sua ajuda para dar andamento no seu plano de encontrar o diamante que Solomon escondeu.


O desfecho da história acontece quando Archer, Solomon e Maddy se ajudam para encontrar o diamante e a família de Solomon. O filho de Solomon, Dia Vandy, é recrutado para o exército de crianças da FRU, enquanto suas irmãs e sua mãe estão refugiadas pelo exército.Archer e Solomon encontram o diamante, mas em um confronto com o general Archer se machuca gravemente, contudo, antes de morrer indica o caminho que Solomon deve fazer para ter sua família de volta e auxiliar Maddy.
Solomon segue para Londres, com a ajuda de Maddy recupera sua família, vende o diamante e depõe para que através da história publicada por Maddy os financiadores do contrabando dediamantes de sangue sejam detidos e respondam pelos seus crimes.

3 - Crítica de outros autores sobre a obra.

Ao pesquisar críticas de outros autores me deparei com boas críticas na mídia de massa, como grandes jornais comerciais, e críticas mais profundas e direcionadas feitas por blogs e sites de cinema.
De uma grande produção, com imagens realistas e prêmios ganhos à abordagemcomercial, sem aprofundar na crítica social e na situação política do país, as críticas variam entre os aspectos analisados e a opinião do ponto de vista mercadológico.
Ary Monteiro Jr, do cineplayers.com, cita que “apesar do tema atual, o filme ainda mantém as mesmas características de seu cinema comercial de época, ao inserir paixões, heróis e vilões, o que acaba atrapalhando umahistória que poderia render um filme de primeira nas mãos de cineastas mais ousados ou familiarizados em retratar situações históricas como Spike Lee ou Paul Greengrass”, em contrapartida, Ricardo Feltrin, da Folha de São Paulo, compara o filme com outras obras: “A verdade é que há dezenas de filmes que abordam a miséria na África [...] Mas nada chega aos pés da crueza que Edward Zwick apresenta em...
tracking img