RESENHA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Final

893 palavras 4 páginas
Desenvolvimento Organizacional. Disponível em:<http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdS4AD/desenvolvimento-organizacional-ii>. Consultado em 23/10/2014
Estando em uma era de instabilidade e de mudanças que requerem pessoas e organizações dinâmicas, flexíveis e inovadoras. Se tratando de antigamente em que existia um modelo estático e conservador no qual não se prevê qualquer mudança ou flexibilidade, como se o mundo não sofresse mudanças. Mas hoje, em plena Era da Informação e de globalização do mundo dos negócios, a crescente mudança e instabilidade ambiental exigiram mudanças.Então surgiu a teoria administrativa que demonstrava que os ambientes estáveis exigem organizações mecanicistas, enquanto os ambientes mutáveis exigem organizações orgânicas.
Nas décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por uma intensa onda de reorganizações nas maiores organizações do mundo todo. Em que grandes organizações inovam em termos de estrutura organizacional e de organização do trabalho, onde as pessoas deixaram de ser um recurso da organização para tornarem agentes ativos dela.
Se o mundo mudou, as empresas também estão mudando na mesma direção e cada vez mais rapidamente. Para que seja possível alcançar essa mudança, é necessário criatividade e inovação seja em processos ou em produtos, porém ambas dependem da cultura da empresa.
É importante se estimular a criatividade dentro da organização, dando espaço aos colaboradores de mostrar suas idéias, assim como reconhecer seus talentos, mas tendo um mínimo de controle guiado por objetivos claros. Ter cuidado com barreiras a inovação, em que existe intolerância e resistência com a heterogeneidade, falta de visão sistêmica e excesso de burocracia.
É citado o livro a “Quinta Disciplina” de Peter Senge, em que ressalta a importância das organizações que aprendemque requer um modelo de Administração progressiva, em que Organizações desenvolvem uma capacidade contínua de adaptação e mudança.
Mudanças Organizacionais que passam pela fase de

Relacionados

  • a educacao financeira
    24511 palavras | 99 páginas