RESENHA DE LÍNGUA PORTUGUESA

7046 palavras 29 páginas
CENTRO EDUCACIONAL E TÉCNICO DO NORDESTE
ALUNA: KÉSSYA CRISTINA DE JESUS MOREIRA
TURMA: CALIFORNIA TURNO: MANHÃ
PROFª.: MÁRCIA S. KLINGER

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1- COMUNICAÇÃO:
Significa tornar comum, compartilhar opiniões, fazer saber, então, implica interação e troca de mensagens. Portanto, é um processo de participação de experiências que modifica a disposição das partes envolvidas.
1.1- O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E SUAS VARIANTES LINGÜÍSTICAS
O processo de comunicação tem a capacidade de se comunicar tanto na língua falada como na língua escrita.
Existem vários tipos de comunicação: a pessoa pode comunicar-se por código, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; uma empresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, e-mails, etc. Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por certo número de elementos como: o emissor (emite a mensagem), receptor (recebe a mensagem), mensagem (objeto da comunicação), referente (situação aos qual a mensagem se refere), canal (via de circulação das mensagens) e o código (conjunto de signos).
A variação linguística modifica de acordo com sua história pessoal, suas intenções e sua maior ou menor aquisição de conhecimentos.
São elas: linguagem culta (tanto na língua falada como na escrita, o português é de forma correta), linguagem coloquial (uma linguagem sem formalidade, sem grandes preocupações com a correção gramatical), linguagem profissional (são usados termos específicos de categoria profissional) e a linguagem literária (é uma linguagem de imaginação, criação).
1.2- FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Representa por meios de elementos que são o emissor, o receptor, a mensagem, o código, o canal e o referente, pois esses elementos permite a comunicação entre as pessoas e estão ligadas as seis funções que são:

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Jos Joaquim Gomes Canotilho Direito Constitucional
    407290 palavras | 1630 páginas