Resenha de livro infantil pedagogico

Resenha do livro - Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica.
DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Currículo naEducação Infantil: Diálogo com os elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.
O livro foi escrito a partir das experiências e dos conhecimentos construídos ao longo dacarreira das autoras com relação à Educação Infantil.
Ele foi compilado em três capítulos. No primeiro intitulado “O currículo como um dos elementos da Proposta Pedagógica”, as autoras discutemsobre a Proposta Pedagógica como parte do currículo, sendo ela a construção da identidade, da organização e da gestão do trabalho pedagógico dentro da escola.
Esse processo de construçãoé imbuído de crenças, valores, concepções que exercem e sofrem influências na ação pedagógica como também no processo de avaliação seja da instituição, seja dos alunos.
A propostapedagógica está ainda referendada por leis que normatizam sua estrutura e seu papel histórico nas lutas por conquistas na Educação Infantil, por isso faz necessário na sua elaboração observar algunscritérios, tais como: os objetivos (Para quê?), a quem se destina (Para quem?), os sujeitos de sua elaboração (Por quem é elaborada?) reafirmando a necessidade de um trabalho coletivo e reflexivo sobre aprática educativa desenvolvida na escola.
As autoras chamam a atenção a respeito da articulação da proposta pedagógica da escola com as normatizações referendadas pelos Conselhos de Educaçãodevendo ser contempladas nas instituições de Educação Infantil particularidades das dimensões do cuidar-educar.
O primeiro capítulo é concluído considerando que é importante na elaboraçãoda proposta pedagógica a inclusão da história da instituição, o contexto em que ela está inserida, sua estrutura, sua filosofia e as intenções quanto à organização do tempo, do espaço e da gestão...