Resenha de enron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enron – Os mais espertos da Sala

É um documentário produzido nos Estados Unidos no ano de 2005, dirigido por Alex Gibney, o qual aborda um dos maiores escândalos já ocorridos no mundo dos negócios, o caso Enron, onde os executivos da sétima maior empresa do país fizeram fortunas enganado os acionistas e alterando a contabilidade para no final abandonar o barco deixando os acionistas de mãosabanando. A película conta a história desde a formação da empresa, passando por todas as fraudes feitas para enganar os acionistas, até à falência e posterior julgamento dos administradores da Enron.
A Enron foi fundada em 1985 por Ken Lay, um militante político por uma maior liberdade de atuação dos empresários no mercado de energia dos Estados Unidos. A empresa surgiu atuando no ramo de gásnatural.
Logo no início as ideias de Ken o ajudaram a conseguir relacionamentos com importantes pessoas da indústria de energia do estado do Texas. Além de empresários, também manteve um sólido relacionamento com a família Bush, principalmente com o George W. Bush filho, o qual chegou a fazer um vídeo de despedida para um dos executivos da Enron.
O primeiro caso de manipulação que se conhece naempresa Enron ficou conhecido com o “escândalo Vahalla”, onde dois negociantes começaram a especular sobre o preço das ações da Companhia. Apesar da instabilidade dos negócios de petróleo, a Enron Oil sempre obtinha lucros no mercado o que chamou a atenção de outras pessoas da Enron. Ao se investigar descobriu que o presidente da Enron Oil, que fazia parte da Enron, desviou dinheiro para uma contaparticular, ao ir mais fundo descobriu-se que a contabilidade estava sendo adulterada para demonstrar lucros irreais e que tudo estava vinculado ao contador da empresa “M. YASS”, que se reorganizado significava “minha bunda”.
Quando Ken Lay descobriu o que estava acontecendo não fez nada para frear o que estava acontecendo, ao invés disso estimulou para que continua-se dando lucro para empresa, jáque essa era a única parte da Enron que estava conseguindo obter resultados positivos no mercado. Mas os negociantes ficaram cada vez mais ambiciosos e o fundo dos investidores ficou quase vazio. Foi necessário frear a ação para salvar a empresa.
Os negociantes que fabricavam os lucros da empresa foram presos e o presidente Borggia da Eron Oil suspenso. Sem eles para fazerem parecer que a empresaestava lucrando era necessário achar outro jeito de manter a empresa firme. Foi ai que Jeff Skilling entrou.
Jeff tinha uma nova visão do mercado de gás natural, ele queria abrir o mercado para acionistas e assim conseguir mais dinheiro para aumentar o capital da empresa. Quando ele começou só tinha uma condição, que fosse utilizado na contabilidade o “reajuste a preço de mercado”. Esse tipo decontabilização podia fazer com que a empresa registra-se lucros exorbitantes com negócios que só seriam concretizados no futuro.
A Enron tinha os melhores negociadores do mercado, e para garantir o desempenho destes usava de uma estratégia bem peculiar. Todo ano 15% dos funcionários eram demitidos, independente de terem conseguidos bons resultados. Era estimulada a competição interna onde só osmais fortes sobreviviam.
Acima de onde ficavam os negociantes era onde ficavam as salas de Ken Lay e Jeff Skilling. Eles eram idolatrados por todos que seguiam religiosamente sua ideologia, e os consideravam os mais espertos da sala.
As ações na bolsa da Enron não paravam de subir na bolsa de valores e os executivos da empresa não cansavam de dizer o quanto era seguro investir na empresa. Aospoucos foram cativando os investidores com lucros que eram maiores de qualquer outra empresa no ramo de energia. Mas enquanto para o público a companhia só lucrava a realidade da Enron era bem diferente. Como exemplo pode-se falar do investimento feito na Índia. Foi construída uma plataforma elétrica no país que poderia render muito dinheiro para empresa... se o país tivesse o dinheiro para pagar...
tracking img