Resenha de economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO
ECONOMIA BRASILEIRA
Resenha a partir de texto:
“Brasil: Trajetória Econômica 1945 - 2000 e Desafios Presentes”Eliab Tavares dos Reis
Recife, 29 de agosto de 2012.

A sociedade é uma detentora de inquietude econômica. Desde seus primórdios, a evolução das transações mercantis é inerente à evolução social:os modos-de-produção emergem em cada era e, estes, representados pela unidade detentora de fonte de riqueza – a terra no feudalismo; capital produtivo e industrial no capitalismo. São, as revoluções,os gritos de insatisfação e principal fronteira de mudança dos sistemas. É nelas que as nações procuram se organizar a produzir mais riqueza e se fortalecer financeiramente e belicamente.
O Brasil foium país que tardiamente, como outros países emergentes, se despertaram para a Industrialização. E sem pensar numa evolução político-social favorável que acompanhasse tais evoluções econômicas,imergiu-se em planos movidos por interesses internacionais que cada vez mais fez aumentar a dívida externa já existente e desenfrear a interna. Todos os Planos culminaram com transformações políticas querasgavam a sociedade sem pena, seja os “Cinquenta anos em cinco” de JK à “promissora” industrialização brasileira em período de autoritarismo militar.
Mas é em 1984, com o fim do militarismo que seune a ascensão econômica com o direito do povo. O Brasil vem trilhando percursos de altos e baixos com tentativas frustrantes de controle de inflação e inúmeros casos de corrupção em que o mau uso dodinheiro público apenas contribui para o atraso da dignificação da vida do cidadão brasileiro. Nessa nova fase democrática, em princípio foi o controle do valor da moeda que, assombrosamente, perdiamzeros e mais zeros e cada plano sucumbia em um descontrole internacional de dívida a economia do Brasil com contração de empréstimos a altos juros.
Hoje, o Brasil tenta aumentar a participação do...
tracking img