Assinatura dgital

280 palavras 2 páginas
Entendendo assinatura e certificado Digital

A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, diminuir processos burocráticos, entre outros. No entanto, da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados para fraudes, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras. Também é necessário considerar o uso da função hach para o aspecto da esse aspecto da integridade. Em poucas palavras, este recurso é um procedimento criptográfico pelo qual deve passar a informação a ser transmitida.
É com a assinatura digital que pode-se ter o certificado digital, basicamente trata-se de um documento eletrônico com assinatura digital que contém dados como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc), entidade emissora (você saberá mais sobre isso adiante), prazo de validade e chave pública. Com o certificado digital, a parte interessada obtém a certeza de estar se relacionando com a pessoa ou com a entidade desejada.
Um exemplo de empresas que estão aderindo a este certificado é a Petrobrás, A empresa está implantando 140 mil certificados para garantir que seus funcionários e fornecedores tenham mais segurança e rapidez no acesso aos dados corporativos – uma base gigantesca de 40 mil documentos digitalizados com seus arquivos autenticados em Cartório (Divulgação: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. ), pode-se concluir que esse tipo de nova tecnologia vem sendo usado por empresas, pessoas, etc... e com segurança trazendo facilidades e melhores métodos de se trabalhar.

Relacionados

  • Fotografando gestantes
    3729 palavras | 15 páginas
  • Planejamento de Comunicação
    13973 palavras | 56 páginas
  • gestão financeira
    25480 palavras | 102 páginas