Resenha de capital de marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A idéia central de Marx em O Capital, é a sociedade capitalista, suas características aspectos e organização. Analisando a sociedade, percebe-se que a expressão elementar da riqueza desta sociedadeé a mercadoria (mas a riqueza é o dinheiro, não a mercadoria em si), ou seja os produtos e a própria força de trabalho, sendo composta, por dois: valor de uso e valor de troca. Ela satisfaz asnecessidades humanas, se efetiva no consumo enquanto que aquilo que não é consumido não é mercadoria. A valorização da mercadoria se dá pelo tempo de trabalho destinado para obtenção do mesmo. O valor de usopode ser qualitativo ou quantitativo. Só tem valor para o uso, se é algo que tenha utilidade e ele é determinado conforme suas propriedades naturais (ex: tecido; trigo, diamante, etc.). então paracalcular o valor de troca de uma mercadoria mede-se a quantidade da substância, e o tempo de trabalho socialmente necessário. O valor das mercadorias varia de acordo com os lugares e as épocas por issoas mercadorias distintas podem possuir preços diferentes. Ao final o que resta da mercadoria é ser produto do trabalho.
Para que duas mercadorias distintas com características substanciais eproporções diferentes cheguem a um valor que se equivalham, é necessário mensurar aquilo que as tornas distintas. Então temos a utilidade e o trabalho humano como propriedade comum nessa proposta deequivalência de valores.
Marx, diz que há dois tipos trabalhos existentes, o trabalho simples, que é a força bruta, que todo sem desenvolvimento especial possua, e o trabalho complexo, é uma potência, umaqualificação do trabalho simples. Um produto de uma hora de trabalho complexo, comparando-se com o produto de uma hora de trabalho simples, a mercadoria proveniente do trabalho complexo tem um valor queé potencialmente superior, ou seja um valor dobrado, ou até triplicado.
O valor de troca possui uma relação quantitativa, onde podem ser trocados pelos valores de uso e vice-versa.   O valor...
tracking img