Resenha da obra de ingedore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Goiânia, 16 de janeiro de 2012.
Universidade Estadual de Goiás- Unidade Laranjeiras
Curso : Letras 1º ano
Disciplina: Leitura e Produção Textual
Professora :
Aluna :

Resenha

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça- A coesão textual/ 19 ed. São Paulo

A obra Coesão Textual, de Ingedore Grunfeld Villaça Koch, aborda a temática Coesão Textual, conforme aponta o próprio título.
Ingedore GrunfeldVillaça Koch é professora com graduação em Letras - Português Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo, é mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e fez seu pós doutorado na Pós-DoutoradoUniversität Tübingen, Alemanha. Leciona na Unicamp desde 1985. Ingedore é uma referência nacional em línguística aplicada, atuando, principalmente, com linguística textual, leitura e interpretação e semântica e estilística. Seus livros são bibliografias básicas de qualquer curso de letras do Brasil.
Na Obra em estudo a autora subdivide a temática em quatro capítulos, intitulados: “O que é alinguística textual”; “Coesão textual:conceitos e mecanismos”; “A coesão referencial” e “A Coesão seqüencial”; sendo que todos estão dentro do ramo da Linguística, a que é denominada Linguística do Texto.
No primeiro capítulo, Koch discute o que seria Linguística Textual, que tem como os principais representantes estudiosos como: Beaugrande e Dressler, que se dedica ao estudo dos principais critérios oupadrões de textualidade e do processamento cognitivo do texto, eles apontam como critérios de textualidade a coesão e a coerência(centrados no texto) e a informatividade, a situcionalidade, a intertextualidade, a intencionalidade e a aceitabilidade (centrados no usuário); Givón e outros estudiosos filiados á linha americana da Análise de Discurso- que apresentam um estudo preocupado com as formasde construção linguística dos textos enquanto sequência de frases; Weinrich acredita que toda linguística é linguística de texto, e assim temos também Van Dijk que foca seu trabalho no estudo das macroestruturas textuais. Petofi que se empenhou na construção de uma teoria semiótica dos textos verbais a que denominou TeSWeST, visando ao relacionamento entre estrutura de um texto e a interpretaçãoextensional; E por último Schmidt, para quem texto é qualquer expressão de um conjunto linguístico num ato de comunicação.
Foi de muita importância a autora introduzir o princípio básico de cada um desses linguistas mencionados, pois assim o leitor da obra terá um referencial para aprofundar seus conhecimentos no princípio que mais se identificar. Podendo a Linguística ser levada para o campoda pesquisa e discussão sobre o que configura um texto, ser classificado como um texto; ficando claro que a linguística textual tem como objeto de estudo a investigação do texto, não a palavra ou frase isolada.
No segundo capítulo, a autora busca conceituar coesão textual e seus mecanismos. Ela busca introduzir o conteúdo partindo de textos recheados de mecanismos, tendo o leitor uma visãoreal dos mesmos, já que perceberá com clareza a importância dos elementos da língua, que tem como principal função estabelecer relações textuais, outros mecanismos tem a função de assimilar relações de sentido entre enunciados, de oposição, finalidade, conseqüência, localização temporal, explicação, adição de argumentos ou ideias. Sendo através destes mecanismos que o ocorre “a tessitura do texto”.Neste capítulo Koch apresenta conceitos de coesão textual na visão de alguns linguistas, como Halliday e Hasan que definem que “a coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente de outro. Um pressupõe o outro, no sentido de que não pode ser efetivamente decodificado a não ser por recurso ao outro”. Os principais mecanismos de coesão apresentados são a referência,...
tracking img