Resenha crítica SISTEMA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL: A APLICAÇÃO DE UM MODELO DE SGA QUE UTILIZA O BALANCED SCORECARD (BSC)

490 palavras 2 páginas
Resenha Crítica
Dados Gerais
Disciplina
Sistema de Gestão Ambiental e Certificação

Análise do Texto
Título do Texto
SGADA – SISTEMA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL: A APLICAÇÃO DE UM MODELO DE SGA QUE UTILIZA O BALANCED SCORECARD (BSC)
Autor (es)
Lucilda Maria de Souza Campos/ Paulo Mauricio Selig
Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
Gestão ambiental
Desempenho
Estratégia
Indicadores
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O artigo trata de um modelo de sistema de gestão ambiental (SGA) integrado com o Balanced Scorecard (BSC), criando assim diferencial no sistema, o qual não visa apenas a regulamentação ou certificação das empresas, mas também seus objetivos fazendo uma integração totalmente benéfica para o crescimento das mesmas.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
O modelo de gestão ambiental apresentado pelos autores, SGADA (Sistema de Gestão e Avaliação do Desempenho Ambiental), apresenta um sistema diferenciado, que une o sistema tradicional com o chamado BSC (Balanced Scorecard), gerando perspectivas diferentes com uma interação entre as questões ambientais e estratégicas da empresa.
As principais perspectivas consideradas são: processo de aprendizagem, relação causa e efeito e a visão top-down. Todas elas ajudam no processo de desenvolvimento e avaliação da organização. O processo de aprendizagem, é importante para que a empresa tenha uma evolução continua e acompanhe o ritmo da concorrência, não correndo risco de ficar parada no tempo e começar a gerar prejuízos. A relação causa e efeito, é funcional no monitoramento das medidas tomadas, avaliando se seus efeitos estão sendo positivos ou negativos, e assim decidindo se serão prorrogados ou interrompidos. E a visão top-down serve para passar para todos os níveis da empresa, as decisões tomadas pelos níveis mais altos, fazendo assim com que todos saibam o porquê do seu trabalho e quais são seus objetivos ali.
Resumindo o sistema em suas vantagens

Relacionados