Resenha Crítica do artigo - Material Requeriments Planning: 25 anos de história – uma revisão do passado e prospecção do futuro

481 palavras 2 páginas
Resenha do artigo: Material Requeriments Planning: 25 anos de história – uma revisão do passado e prospecção do futuro
AUTORES
LAURINDO, Fernando Jose Barbin, Universidade de São Paulo. Engenharia de Produção da Escola Politécnica.
MESQUITA, Marco Aurélio de, Universidade de São Paulo. Engenharia de Produção da Escola Politécnica.

RESENHA
O artigo Material Requeriments Planning: 25 anos de historia – uma revisão do passado e prospecção do futuro apresenta a evolução do MPR (Materials Requeriments Planning) para MRPII (Manufacturing Resource Planning) dentro das empresas.
Para expor esta evolução é necessário o entendimento sobre os tipos de classes de fluxo de produção, sendo eles: produção em massa (larga escala), produção intermitente (produção em lotes) e produção unitária (gerência de projetos). Dado os tipos de sistema de produção conforme se adapta melhor ao perfil da organização, portanto se depende de uma demanda alta de produção é sugestiva a utilização de um modelo como o Just in Time (JIT) que produz em larga escala com controle de estoque, pois é muito caro para a empresa manter o produto armazenado.
O MRP com apoio de softwares especializados possibilita a gestão de controle de materiais, conforme a demanda da empresa. Já que quanto maior é a variedade de produto produzido maior será também a diversidade de materiais.
Com o cálculo do prazo médio que a empresa gira o seu estoque (prazo de venda do produto), e com o calculo da quantidade necessária para transformar a matéria prima em produto é possível obter um resultado da necessidade de compra de matéria prima e também o período necessário devido o conhecimento da rotatividade do estoque.
O artigo também denota a importância da informatização e a eficiência que resulta de retorno para o sucesso empresarial, as empresas de grande porte adotam esses sistemas de produção no enfoque na etapa do processo de transformação do produto de forma mais flexível, rápida e eficiente. Para a aplicação

Relacionados