Resenha crética do Romantismo no Brasil

726 palavras 3 páginas
LITERATURA

Nome: Lucas Leal
Turma: 211
Professora: Lycia Dalagnol
Assunto: O Romantismo no Brasil

Introdução O Romantismo no Brasil foi muito mais que um período literário, pois ele causou uma revolução na sociedade, que logo já não pertencia mais a uma colônia de exploração mas a um país, com sua "própria cultura" e seu próprio símbolo nacionalista, o índio.

Romantismo no Brasil O período conhecido como Romantismo teve sua introdução no Brasil em 1808 com a chegada da família real portuguesa que vinha fugida de Portugal, país que estava sendo ameaçado de ser invadido por Napoleão Bonaparte. A vinda dessa família trouxe grandes mudanças culturais e educacionais ao povo brasileiro. D. João XV criou escolas, como a Academia de Belas Artes, o Museu Nacional, a Biblioteca Real, o Banco do Brasil, a Imprensa, o Real Teatro de São João, entre outros fatores que fizeram com que nascesse um novo público leitor. O Romantismo só se inicia de forma efetiva com a Independência do Brasil em 1822, onde se criou um sentimento nacionalista, de valorização da pátria e do índio que logo foram os temas centrais da 1° geração deste período, na área da poesia.
POESIA
1° geração: Conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como "bom selvagem", um herói brasileiro. Destaca-se nesta fase os escritores Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.
2° geração: Neste momento é deixado um pouco de lado o nacionalismo e a poesia se volta mais para os problemas pessoais dos escritores(dores, angústias, amor), colocando seu mundo interior como centro de tudo. Por isso é uma fase identificada como ultrarromântica ou Mal do século, onde os escritores retratavam os temas amorosos levados ao extremo com poesias marcadas por um profundo pessimismo, valorização

Relacionados