Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA - “NEGOCIAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS: TRÊS NÍVEIS A SEREM INTER-RELACIONADOS”

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

MARTINELLI, D. P. . Negociação, administração e sistemas: três níveis a serem inter-relacionados. RAUSP - Revista de Administração, v. 41, p. 353-368, 2006.

APRESENTAÇÃO DA OBRA

O texto: “Negociação, administração e sistemas: três níveis a serem inter-relacionados”,traz como ponto principal a ligação entre negociação, administração e sistemas, apresentando um panorama geral de diversas metodologias com enfoque sistêmico, baseado nos pontos considerados fundamentais para torná-lo mais abrangente e levá-lo a relações mais duradouras.

ESTRUTURA

É um artigo composto por 15 páginas, onde o autor divide sua obra esclarecendo cada item a ser relacionadoindividualmente e depois, ligando um nível com o outro, subdividindo cada aspecto a ser discutido, os perfis adotados, os papéis de cada tópico citado, para que, só então, relacione os três aspectos num todo.

CONTEÚDO

A abordagem inicia-se com a negociação, que tem como objetivo alcançar um resultado satisfatório durante todo o processo, atendendo os interesses dos envolvidos, buscando váriasalternativas possíveis para a solução dos conflitos, utilizando-se do tempo, do poder, da informação e, principalmente, da comunicação em saber ouvir e falar no momento certo para que a negociação seja concluída com êxito para ambas as partes. Em se falando de importância, a negociação internacional têm tido, atualmente, um papel relevante no comércio exterior e nos acordos mundiais, aumentando aintegração dos países, promovendo mudanças na mentalidade, na habilidade das relações internacionais, globalizando cada vez mais a economia mundial. Assim, a Administração está diretamente relacionada à negociação, já que todas as pessoas envolvidas, suas metas e seus objetivos, utilizam-se da negociação para chegar ao resultado pretendido, ou seja, durante o processo de administração, as partes,através da negociação, tentam chegar a um acordo, e, se não houver resultado positivo, tentam-se outras alternativas, novas ofertas, até chegarem a um consenso. É o que se pode dizer da visão sistêmica da Administração, que pode ser descrita de duas maneiras, segundo Mesarovic e Takahara: a primeira, como uma transformação de entradas em saídas, alcançando as respostas; e, a segunda, refere-se àrealização de uma intenção, ou à busca dos objetivos. No entanto, a visão sistêmica pose ser definida através do conceito de Churchman, que “é um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades”.Em se tratando destes aspectos, pode-se considerar que negociação, administração e visão sistêmica são conceitos de diferentes níveis dos quais podem ser inter-relacionados. Para ligarestas áreas, existem algumas metodologias que abordam questões comuns ligadas à Administração e à negociação. Primeiramente, a tipologia proposta por Kinston e Algie trata os problemas surgidos na administração através da visão sistêmica, usando de sete perfis psicológicos, para que as decisões dos executivos em suas gerências possam der tomadas:

1 - RACIONAL: utiliza-se de objetivos e dofuturo para ações no presente, e é aplicado para planejamento, com sistemas em que deseja-se alguma melhora, mas a mudança é mínima, ou lenta, com problemas e ambientes estruturados, estáveis ao longo do tempo. Aborda objetivos.

2 - EMPÍRICO: é aplicado onde, independente de existir valores ou aspirações comuns, há uma visão compartilhada dos fatos, sem mudanças e inovações. Os problemas são bemestruturados, com as organizações e os ambientes um pouco estáveis. Aborda problemas.

3 - PRAGMÁTICO: o que vale é a ação para que a situação se resolva. Método predominante: Keep it simple stupid, ações simples, porém imediatas que levam ao êxito. Conveniência para o interesse pessoal e da organização.

4 - DIALÉTICO: aplica-se quando há dúvidas das partes quanto ao tipo do problema, e a...
tracking img